Repository logo
 
Publication

Inovação e rendibilidade: o caso das empresas do setor têxtil português

dc.contributor.advisorPinto, António Pedro Martins Soares
dc.contributor.advisorHenriques, Carla Manuela Ribeiro
dc.contributor.authorMartinho, Ana Maria Correia
dc.date.accessioned2013-06-05T08:36:47Z
dc.date.available2013-06-05T08:36:47Z
dc.date.issued2012-11
dc.descriptionMestrado em Finanças Empresariaispor
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo analisar o contributo da inovação para a rendibilidade empresarial. A revisão da literatura permite identificar um conjunto de atributos que condicionam a rendibilidade (inovação, globalização, vantagens/estratégias competitivas, parcerias/alianças, formação de clusters, empreendedorismo e internacionalização, entre outros), centrando-se este estudo na inovação. A inovação constitui-se o elemento-chave para a melhoria de desempenho das empresas, na medida em que permite agregar valor aos produtos, diferenciá-los dos restantes e aceder a novos conhecimentos e mercados, permite, melhorar os processos, diferenciar os produtos/serviços face aos concorrentes, constituindo-se, deste modo, num fator dinamizador da rendibilidade empresarial. A realização do presente estudo sugere que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade. Constatou-se também que quanto maior é a dimensão da empresa e a relevância dos mercados externos no seu volume de negócios, maior é a propensão para inovar.por
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this study's is to analyze the contribution of innovation to corporate profitability. The revision of literature identifies a set of attributes that affect profitability (innovation, globalization, advantages/competitive strategies, partnerships/alliances, clustering, entrepreneurship and internationalization, among others), this study is focused on innovation The innovation constitutes the key element to improving corporate performance, as it allows adding value to products, distinguishing them from the others and access new markets and knowledge, allows, improve processes, differentiate products / services from their competitors, becoming thus a factor to foster corporate profitability. The completion of this study suggests that innovative firms have higher profitability. It was also found that the greater the size of the company and the importance of foreign markets in its turnover, the greater the propensity to innovate.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1718
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseupor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectDesempenho empresarialpor
dc.subjectSetor têxtil Portuguêspor
dc.titleInovação e rendibilidade: o caso das empresas do setor têxtil portuguêspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Setor Têxtil_Ana Martinho.pdf
Size:
765.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: