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Advisor(s)
Abstract(s)
O actual fascĂnio pela adolescĂȘncia Ă© um fenĂłmeno relativamente recente na
histĂłria do desenvolvimento psicossocial do ser humano e, mais ainda, na histĂłria do
seu estudo e compreensão. à na segunda metade do século XX que se inicia a grande
profusĂŁo de investigaçÔes nesse domĂnio. O primeiro livro â Adolescence â foi escrito
pelo americano Stanley Hall, em 1905. Segundo ele o adolescente opunha-se à criança
pela intensa vida interior de reflexĂŁo sobre os sentimentos vivenciados. Era uma visĂŁo
conflitual e que negligenciava os factores sĂłcio culturais que se vieram posteriormente a
considerar como fundamentais (Monteiro e Santos, 1998). Na mesma época S. Freud
publica os âTrĂȘs ensaios sobre a teoria da sexualidadeâ, obra que trouxe uma gigantesca
contribuição à compreensibilidade da sexualidade infantil, bem como às transformaçÔes
da puberdade (Dias e Vicente, 1984).
Ă um perĂodo de limites controversos, tanto no seu inĂcio como no seu
terminus, principalmente em termos de limites cronolĂłgicos. O seu inĂcio Ă© associado ao
inĂcio da puberdade (aparecimento da menarca/aparecimento da ejaculação) e o seu fim Ă aquisição de uma identidade sexual fixa e tambĂ©m Ă formação do carĂĄcter (Sampaio, 1994).
Description
Keywords
AdolescĂȘncia InteracçÔes parentais
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu