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A pequena sereia: arquĂ©tipo da adolescĂȘncia

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Abstract(s)

O actual fascĂ­nio pela adolescĂȘncia Ă© um fenĂłmeno relativamente recente na histĂłria do desenvolvimento psicossocial do ser humano e, mais ainda, na histĂłria do seu estudo e compreensĂŁo. É na segunda metade do sĂ©culo XX que se inicia a grande profusĂŁo de investigaçÔes nesse domĂ­nio. O primeiro livro – Adolescence – foi escrito pelo americano Stanley Hall, em 1905. Segundo ele o adolescente opunha-se Ă  criança pela intensa vida interior de reflexĂŁo sobre os sentimentos vivenciados. Era uma visĂŁo conflitual e que negligenciava os factores sĂłcio culturais que se vieram posteriormente a considerar como fundamentais (Monteiro e Santos, 1998). Na mesma Ă©poca S. Freud publica os “TrĂȘs ensaios sobre a teoria da sexualidade”, obra que trouxe uma gigantesca contribuição Ă  compreensibilidade da sexualidade infantil, bem como Ă s transformaçÔes da puberdade (Dias e Vicente, 1984). É um perĂ­odo de limites controversos, tanto no seu inĂ­cio como no seu terminus, principalmente em termos de limites cronolĂłgicos. O seu inĂ­cio Ă© associado ao inĂ­cio da puberdade (aparecimento da menarca/aparecimento da ejaculação) e o seu fim Ă  aquisição de uma identidade sexual fixa e tambĂ©m Ă  formação do carĂĄcter (Sampaio, 1994).

Description

Keywords

AdolescĂȘncia InteracçÔes parentais

Pedagogical Context

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