Repository logo
 
Publication

Apontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolar

dc.contributor.authorXavier, Paula
dc.date.accessioned2022-03-03T13:49:31Z
dc.date.available2022-03-03T13:49:31Z
dc.date.issued2019
dc.date.updated2022-03-02T17:18:58Z
dc.description.abstractO modelo de Qualidade de Vida tem vindo a merecer uma atenção crescente no contexto do apoio a pessoas com incapacidade intelectual/perturbação do desenvolvimento intelectual, desde logo nas respostas sociais destinadas aos adultos, mas também na escola, em linha com os preceitos da educação inclusiva. De entre as dimensões que constituem este constructo, esta análise irá incidir na Autodeterminação, começando por um enquadramento conceptual e prosseguindo com a apresentação de estratégias para a sua promoção no contexto escolar, com base na revisão da legislação e de trabalhos de investigação realizados em Portugal. Essa sistematização começará com a consideração do papel do contexto pré-escolar, estendendo-se até à possibilidade de prosseguimento de estudos para além da escolaridade obrigatória. Partindo do pressuposto de que o reconhecimento da importância da Autodeterminação é determinante para a adoção de práticas congruentes com a sua promoção, espera-se contribuir para a reflexão em torno da responsabilidade profissional nesta matéria.pt_PT
dc.description.abstractThe Quality of Life model has been receiving increasing attention in the systems of supports for people living with an intellectual disability/intellectual and developmental disability, not only on the institutions for adults, but also in schools, in line with the precepts of inclusive education. Among the dimensions that constitute this construct, this analysis will focus on Self-Determination. Based on the review of legislation and research carried out in Portugal, it will start with a conceptual framework followed by the presentation of strategies for its promotion in the school context. This systematization will begin with the consideration of the preschool context role and will run to the possibility of continuation of studies beyond compulsory education. Assuming that the recognition of the importance of Self-Determination is crucial for the adoption of practices that are congruent with its promotion, we hope to contribute to the reflection on professional responsibility in this matter.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2631128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7129
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectqualidade de vidapt_PT
dc.subjectautodeterminaçãopt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectquality of lifept_PT
dc.subjectself-determinationpt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.titleApontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titleApontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2019pt_PT
person.familyNameXavier
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id5210-1D1F-338A
person.identifier.orcid0000-0001-6140-1228
rcaap.cv.cienciaid5210-1D1F-338A | Paula Xavier
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Xavier__2019__cap._Ebook_ApontamentosEE-2019._pp._59-72_.pdf
Size:
4.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: