Repository logo
 
Publication

O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorRocha, João
dc.contributor.authorPereira, Cândida Filipa Paradela
dc.date.accessioned2015-05-19T12:49:15Z
dc.date.available2017-05-19T00:30:10Z
dc.date.issued2015-03
dc.date.submitted2015-05
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.por
dc.description.abstractAbstract This Final Internship Report is divided in two parts: first, we present a critical reflection about the Supervised Teaching Practice done during the second and the third semester of the Master´s Degree; in the second part we present an empirical study which aimed to understand the relevance of group work as strategy to promote the curricular integration in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). To this end we use the material that we prepared during the stage. We also we refer authors and legislation in order to reflect our practices and also on the group methodology and on the relevance of the curriculum integration in the 1st CEB. Empirically we carried out a descriptive research using a questionnaire survey. This was elaborated for this purpose and applied to teachers of the 1st CEB selected from a school grouping in the municipality of Viseu (Portugal). The results obtained allow to conclude that teachers give great importance to group work methodology, but they use it with a variable frequency in their teaching practice in the classroom. Also they indicate that group work, including work in pairs, as a strategy is widely used to make the curriculum integration in the 1st CEB.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2809
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectprofessorespor
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapor
dc.subjecttrabalho de grupopor
dc.subjectintegração curricularpor
dc.subjectSupervised Teaching Practicepor
dc.subjectgroup workpor
dc.subjectcurricular integrationpor
dc.subject1.st Cycle of Basic Educationpor
dc.subjectteacherspor
dc.titleO trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatório versão final.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: