Publication
Pedagogia para a autonomia no ensino superior: inquietações, (re)flexões e pactos do quotidiano com estudantes do 1.º Ciclo de estudos em Comunicação Social
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2014-08-04T08:21:23Z | |
dc.date.available | 2014-08-04T08:21:23Z | |
dc.date.issued | 2014-07 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade marcada pela omnipresença dos Media, os cidadãos são crescentemente convocados a participar em exercícios de cidadania plasmados pela pluralidade. No ensino superior, os estudantes são chamados em permanência a participar ativamente em tal (r)evolução, mormente através do trabalho autónomo e colaborativo que realizam, exigindo-lhes uma mobilização de literacias múltiplas. Neste sentido, será cada vez mais necessário que os professores/educadores, no seu papel de descobridores de caminhos, reflitam sobre as suas práticas, num processo de indagação e inquietação permanentes, assentes em pilares de incertezas, mas abertos a novas possibilidades e deslumbramentos. A essa luz, nesta comunicação procuramos (per)correr um conjunto de indagações que germinaram a partir do práticas educativas com estudantes do 1.º Ciclo de estudos em Comunicação Social numa instituição do ensino superior, na unidade de Teoria da Informação e da Comunicação I partilhando uma abordagem pedagógica apoiada na (re)organização do processo de ensino/aprendizagem. Assim, será nosso objetivo: i) refletir sobre os desafios e nervuras a partir dos quais se desenvolveu tal processo; ii) indagar possíveis formas de redimensionamento de práticas de ensino/aprendizagem apoiadas nas possibilidades de novas leituras do mundo, sugeridas a partir da articulação entre a metodologia de ensino e a avaliação e seu cruzamento com os conteúdos programáticos da unidade curricular; iii) refletir sobre a autoavaliação que os estudantes realizaram no final da unidade curricular sobre a abordagem implementada, através da análise de conteúdo das suas reflexões individuais sobre o percurso percorrido. Conclui-se (provisoriamente) que os estudantes valorizaram possíveis mais-valias decorrentes da aprendizagem colaborativa em que se envolveram, possibilitando os desafios e dificuldades que emergiram das suas reflexões uma renovação das inquietações e indagações sobre nossas práticas, no ensino superior. | por |
dc.identifier.citation | Melão, D. H. (2014). Pedagogia para a autonomia no ensino superior: inquietações, (re)flexões e pactos do quotidiano com estudantes do 1.º ciclo de estudos em comunicação social. In J. L. C., F. Vieira, M. A. Moreira & M. J. Almeida (Orgs.) Pedagogia para a autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. Atas do 6.º Encontro do GT-PA (Grupo de trabalho - Pedagogia para a autonomia). Braga: CIE/IEUM, pp. 251-259 (ISBN 978-989-8525-28-4) | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-28-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2230 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Braga: CIEd. | por |
dc.subject | ensino superior | por |
dc.subject | autonomia | por |
dc.subject | pedagogia | por |
dc.title | Pedagogia para a autonomia no ensino superior: inquietações, (re)flexões e pactos do quotidiano com estudantes do 1.º Ciclo de estudos em Comunicação Social | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 259 | por |
oaire.citation.startPage | 251 | por |
oaire.citation.title | Pedagogia para a autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA | por |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |