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Authors
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Abstract(s)
Numa sociedade marcada pela omnipresença dos Media, os cidadãos são
crescentemente convocados a participar em exercícios de cidadania plasmados pela pluralidade.
No ensino superior, os estudantes são chamados em permanência a participar ativamente em tal
(r)evolução, mormente através do trabalho autónomo e colaborativo que realizam, exigindo-lhes
uma mobilização de literacias múltiplas. Neste sentido, será cada vez mais necessário que os
professores/educadores, no seu papel de descobridores de caminhos, reflitam sobre as suas
práticas, num processo de indagação e inquietação permanentes, assentes em pilares de
incertezas, mas abertos a novas possibilidades e deslumbramentos. A essa luz, nesta
comunicação procuramos (per)correr um conjunto de indagações que germinaram a partir do
práticas educativas com estudantes do 1.º Ciclo de estudos em Comunicação Social numa
instituição do ensino superior, na unidade de Teoria da Informação e da Comunicação I partilhando
uma abordagem pedagógica apoiada na (re)organização do processo de ensino/aprendizagem.
Assim, será nosso objetivo: i) refletir sobre os desafios e nervuras a partir dos quais se
desenvolveu tal processo; ii) indagar possíveis formas de redimensionamento de práticas de
ensino/aprendizagem apoiadas nas possibilidades de novas leituras do mundo, sugeridas a partir
da articulação entre a metodologia de ensino e a avaliação e seu cruzamento com os conteúdos
programáticos da unidade curricular; iii) refletir sobre a autoavaliação que os estudantes realizaram
no final da unidade curricular sobre a abordagem implementada, através da análise de conteúdo
das suas reflexões individuais sobre o percurso percorrido. Conclui-se (provisoriamente) que os
estudantes valorizaram possíveis mais-valias decorrentes da aprendizagem colaborativa em que
se envolveram, possibilitando os desafios e dificuldades que emergiram das suas reflexões uma
renovação das inquietações e indagações sobre nossas práticas, no ensino superior.
Description
Keywords
ensino superior autonomia pedagogia
Citation
Melão, D. H. (2014). Pedagogia para a autonomia no ensino superior: inquietações, (re)flexões e pactos do quotidiano com estudantes do 1.º ciclo de estudos em comunicação social. In J. L. C., F. Vieira, M. A. Moreira & M. J. Almeida (Orgs.) Pedagogia para a autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. Atas do 6.º Encontro do GT-PA (Grupo de trabalho - Pedagogia para a autonomia). Braga: CIE/IEUM, pp. 251-259 (ISBN 978-989-8525-28-4)