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O perfil do professor de educação física e o perfil do treinador, segundo a perspetiva dos alunos do ensino básico e secundário
dc.contributor.author | José Miranda Gonçalves, Francisco | |
dc.contributor.author | Lima, Ricardo | |
dc.contributor.author | Albuquerque, Alberto | |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T16:01:29Z | |
dc.date.available | 2016-12-12T16:01:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Introdução Atualmente, existem variadíssimos estudos concernentes ao que é o perfil de desempenho para um bom professor de Educação Física, permitindo desta forma ser com alguma facilidade um bom profissional. Por sua vez, não existe tanta informação relativa ao que é ser um bom treinador. Tanto um professor como um treinador têm um papel fundamental na formação de jovens, podendo, no entanto, utilizar diferentes estratégias e métodos. Neste sentido, o presente estudo debruça-se em compreender qual o melhor perfil para um professor e para um treinador e compará-los de forma a verificar se existe ou não diferenças estatisticamente significativas entre eles. Metodologia Para a consecução do presente estudo recorreu-se aos métodos quantitativos de observação de dados (questionários aplicados diretamente aos participantes escolhidos de uma forma de amostragem por conveniência e de estratificação intencional a 1007 alunos do ensino regular público de Portugal Continental, pertencentes desporto federado), tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS®, versão 22.00. Resultados Considerando os dados obtidos através de 1007 alunos, é possível observar as divergências estatisticamente significativas entre os perfis nas três dimensões, a dimensão humana, a dimensão técnica e a dimensão ideológica. Conclusões Em conclusão, no que diz respeito a um bom professor, este deve enraizar qualidades como a compreensão e a valorização dos alunos e, como tal, deve utilizar estratégias criativas, lúdicas e eficazes de forma a criar um clima agradável e de trabalho na sala de aula. Quanto ao treinador, este deve optar por uma postura muito mais rigorosa/exigente e menos compreensiva, focando-se na criação de atletas. Ambos devem dominar os conteúdos, ser líderes, devem estar presentes na formação do aluno/atleta e devem ter em atenção à forma como os tratam. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3523 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | professor de educação física | pt_PT |
dc.subject | treinador | pt_PT |
dc.subject | ensino básico | pt_PT |
dc.subject | secundário | pt_PT |
dc.title | O perfil do professor de educação física e o perfil do treinador, segundo a perspetiva dos alunos do ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | pt_PT |
oaire.citation.title | 10º Congresso Nacional de Educação Física | pt_PT |
person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier.ciencia-id | 8D13-18E2-7358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4104-0773 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55911941700 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913 |