Repository logo
 
Publication

O perfil do professor de educação física e o perfil do treinador, segundo a perspetiva dos alunos do ensino básico e secundário

dc.contributor.authorJosé Miranda Gonçalves, Francisco
dc.contributor.authorLima, Ricardo
dc.contributor.authorAlbuquerque, Alberto
dc.date.accessioned2016-12-12T16:01:29Z
dc.date.available2016-12-12T16:01:29Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIntrodução Atualmente, existem variadíssimos estudos concernentes ao que é o perfil de desempenho para um bom professor de Educação Física, permitindo desta forma ser com alguma facilidade um bom profissional. Por sua vez, não existe tanta informação relativa ao que é ser um bom treinador. Tanto um professor como um treinador têm um papel fundamental na formação de jovens, podendo, no entanto, utilizar diferentes estratégias e métodos. Neste sentido, o presente estudo debruça-se em compreender qual o melhor perfil para um professor e para um treinador e compará-los de forma a verificar se existe ou não diferenças estatisticamente significativas entre eles. Metodologia Para a consecução do presente estudo recorreu-se aos métodos quantitativos de observação de dados (questionários aplicados diretamente aos participantes escolhidos de uma forma de amostragem por conveniência e de estratificação intencional a 1007 alunos do ensino regular público de Portugal Continental, pertencentes desporto federado), tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS®, versão 22.00. Resultados Considerando os dados obtidos através de 1007 alunos, é possível observar as divergências estatisticamente significativas entre os perfis nas três dimensões, a dimensão humana, a dimensão técnica e a dimensão ideológica. Conclusões Em conclusão, no que diz respeito a um bom professor, este deve enraizar qualidades como a compreensão e a valorização dos alunos e, como tal, deve utilizar estratégias criativas, lúdicas e eficazes de forma a criar um clima agradável e de trabalho na sala de aula. Quanto ao treinador, este deve optar por uma postura muito mais rigorosa/exigente e menos compreensiva, focando-se na criação de atletas. Ambos devem dominar os conteúdos, ser líderes, devem estar presentes na formação do aluno/atleta e devem ter em atenção à forma como os tratam.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3523
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectprofessor de educação físicapt_PT
dc.subjecttreinadorpt_PT
dc.subjectensino básicopt_PT
dc.subjectsecundáriopt_PT
dc.titleO perfil do professor de educação física e o perfil do treinador, segundo a perspetiva dos alunos do ensino básico e secundáriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Desporto da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.title10º Congresso Nacional de Educação Físicapt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameFrancisco
person.identifier.ciencia-id8D13-18E2-7358
person.identifier.orcid0000-0003-4104-0773
person.identifier.scopus-author-id55911941700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O perfil do professor.pdf
Size:
88.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: