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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução
Atualmente, existem variadíssimos estudos concernentes ao que é o perfil de desempenho
para um bom professor de Educação Física, permitindo desta forma ser com alguma
facilidade um bom profissional. Por sua vez, não existe tanta informação relativa ao que é ser
um bom treinador. Tanto um professor como um treinador têm um papel fundamental na
formação de jovens, podendo, no entanto, utilizar diferentes estratégias e métodos. Neste
sentido, o presente estudo debruça-se em compreender qual o melhor perfil para um professor
e para um treinador e compará-los de forma a verificar se existe ou não diferenças
estatisticamente significativas entre eles.
Metodologia
Para a consecução do presente estudo recorreu-se aos métodos quantitativos de observação de
dados (questionários aplicados diretamente aos participantes escolhidos de uma forma de
amostragem por conveniência e de estratificação intencional a 1007 alunos do ensino regular
público de Portugal Continental, pertencentes desporto federado), tendo os mesmos sido
tratados através do software IBM® SPSS®, versão 22.00.
Resultados
Considerando os dados obtidos através de 1007 alunos, é possível observar as divergências
estatisticamente significativas entre os perfis nas três dimensões, a dimensão humana, a
dimensão técnica e a dimensão ideológica.
Conclusões
Em conclusão, no que diz respeito a um bom professor, este deve enraizar qualidades como a
compreensão e a valorização dos alunos e, como tal, deve utilizar estratégias criativas, lúdicas
e eficazes de forma a criar um clima agradável e de trabalho na sala de aula. Quanto ao
treinador, este deve optar por uma postura muito mais rigorosa/exigente e menos
compreensiva, focando-se na criação de atletas. Ambos devem dominar os conteúdos, ser
líderes, devem estar presentes na formação do aluno/atleta e devem ter em atenção à forma
como os tratam.
Description
Keywords
professor de educação física treinador ensino básico secundário