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Abstract(s)
Desde cedo que a administração central do estado tem tido uma influência notável na difusão do setor do turismo rural em Portugal, contando o produto oficialmente designado como “turismo no espaço rural” (TER) com aproximadamente três décadas. Não obstante algumas experiências anteriores, o TER foi criado em 1986 contando nesse ano com apenas três modalidades de alojamento. O espaço rural foi assim consagrado como um espaço de turismo, um turismo que sendo novo se materializava como um produto sustentável e familiar e por essa via distinto dos que preenchiam o mercado. As exigências em termos de construção, mobiliário e decoração, dificultava no entanto o acesso à larga maioria das populações rurais e aos pequenos e médios agricultores. Decorreram mais de dez anos até às questões de desenvolvimento rural serem assumidas como um dos objetivos a atribuir ao TER. Na legislação de 1997 o conceito é redefinido, o TER é alargado a duas novas modalidades de alojamento mais populares e ao domínio da animação turística. Apesar da ênfase na valorização do património das zonas rurais, em 2002 com a nova redefinição da legislação, as questões relativas ao desenvolvimento rural parecem esquecidas pela administração central. Data de 2008 a última grande alteração em termos da conceção do produto turístico. O TER perde aqui a modalidade que esteve na sua conceção (turismo de habitação), não sendo igualmente referidas as questões relativas ao desenvolvimento rural e a familiaridade dos empreendimentos afetos à atividade.
Description
Keywords
Turismo Rural Legislação Portugal Social sciences Sociology Sociology of law
Citation
Pato, L. (2015). A Construção e Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural em Portugal: o papel da administração central nos seus conteúdos. Turismo em Análise, 26(4), 919-932. Acedido em http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p919-932
Publisher
Universidade de São Paulo