Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas dos professores sobre educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorCosta, Ana
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2019-09-09T07:54:30Z
dc.date.available2019-09-09T07:54:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO trabalho de investigação desenvolvido visa sensibilizar a comunidade científica e, principalmente, todos os professores, para a necessidade de incluir a Educação para a Cidadania, de forma transversal, na sua prática pedagógica diária, pois, deve “ser incluída em todos os programas disciplinares e trabalhada por todos os professores” (Afonso, 2007, p.14). A partir do estudo empírico realizado damos a conhecer as conceções e práticas dos professores, principalmente aquelas que podem ser encaradas como resistências dos mesmos à abordagem desta área. Trata-se de um estudo com caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado à população dos professores do 1.º CEB do concelho de Viseu, fazendo parte da amostra total da investigação noventa e um professores de quatro agrupamentos de escolas. No que diz respeito aos resultados obtidos, em geral, os professores nunca frequentaram ações de formação relacionadas com a Educação para a Cidadania, reconhecendo que há aspetos do seu trabalho que podem ser melhorados através da frequência das mesmas, tratando temas no âmbito do conhecimento didático dos professores e gestão de conflitos em sala de aula. As metodologias que os docentes aplicam mais vezes para desenvolverem competências nesta área são os processos de trabalho reflexivo e de trabalho cooperativo entre os alunos. Os docentes indicaram como maiores dificuldades à abordagem da Educação para a Cidadania a extensão do currículo e a demasiada importância atribuída aos testes e exames. As dimensões da Educação para a Cidadania (Direção-Geral de Educação, 2013) que os professores afirmam estar mais evidentes nas suas práticas, são em primeiro lugar a educação ambiental/desenvolvimento sustentável, a educação para a igualdade de género e a educação para os direitos humanos. As sugestões dadas pelos mesmos para promover aprendizagens significativas no âmbito desta área, constituem um aspeto de grande importância nesta investigação, destacando-se a aposta na formação (professores, e pais/encarregados de educação) e na dinamização de iniciativas que promovam o envolvimento da comunidade educativa, e de outros intervenientes, numa lógica de trabalho cooperativo e/ou colaborativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, A., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2019). Conceções e práticas dos professores sobre educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo & A. P. Cardoso (Eds.). Livro de resumos: Olhares sobre a Educação 7 (pp. 36-37). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54036-4-6.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54036-4-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5618
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectTransversalidadept_PT
dc.subjectPerspetivas dos professorespt_PT
dc.titleConceções e práticas dos professores sobre educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos: Olhares sobre a Educação 7pt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameRocha
person.givenNameAna
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
olhares_2019_livro_resumos_SOFIA_240719-páginas-1,3-4,38-39.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: