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Crenças, preconceitos e as expectativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo Ensino Aprendizagem das suas crianças para a vida ativa

dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.authorIop, Elisangela Gomes
dc.date.accessioned2022-09-05T13:56:39Z
dc.date.available2022-09-05T13:56:39Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.description.abstractÉ evidente que para a construção de uma sociedade, onde o respeito as diferenças seja foco das ações dos cidadãos são necessárias ações de múltiplos organismos. Nesse sentido, o estudo compreendeu as questões que versam os portadores de Espectro do Transtorno Autista (PEA) e as suas famílias, tendo em vista o preconceito, crenças e as expectativas sob o desenvolvimento intelectual do indivíduo mediante a ação da família da escola, devidamente apoiadas pela sociedade. O campo de estudo compreendeu a um grupo de pais e mães, composto por três famílias e, dois profissionais, um pedagogo e um terapeuta ocupacional. Na ocasião da pesquisa foram realizadas entrevistas abertas a partir de aplicativos de mensagem de texto, tendo em vista as recomendações dos órgãos de saúde públicos. Para a etapa de análise de dados optou-se pela explanação dos dados compreendendo os critérios do estudo de caso misto sob a análise empírica, sobressaindo a percepção do pesquisador e construindo um discurso junto a literatura científica especializada. Observados os resultados, foi possível identificar que a relação das famílias para com o diagnóstico de PEA se mostra o momento mais difícil, tendo em vista que, em sua maioria pais e mães desconhecem a condição, logo, sentimentos de medo, culpa, frustração e mesmo recusa, se mostram comuns. Todavia, o momento seguinte ao diagnóstico ocorre a eclosão de expectativas quanto ao desenvolvimento intelectual da criança, e junto a isso, ocorre o medo do preconceito social. Por fim, entre as famílias os relatos sobre preconceito e discriminação se repetiram, demonstrando que ainda existe um caminho para que a sociedade compreenda as limitações do portador de PEA e o aceite nos círculos sociais, tal e qual a famíliapt_PT
dc.description.abstractIt is evident that in order to build a society where respect for differences is the focus of citizens' actions, actions from multiple organisms are necessary. In this sense, the study understood the issues that deal with people with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their families, taking into account the prejudice, beliefs and expectations about the intellectual development of the individual through the action of the family and the school, duly supported by society. The field of study comprised a group of parents, three families and two professionals, a pedagogue and an occupational therapist. At the time of the research, open interviews were carried out using text message applications, having in mind the recommendations of the public health agencies. For the data analysis stage, it was opted for the data explanation comprising the criteria of the mixed case study under empirical analysis, highlighting the researcher's perception and building a discourse together with the specialized scientific literature. Observing the results, it was possible to identify that the relationship between families and the diagnosis of ASD is the most difficult moment, since most fathers and mothers are unaware of the condition, thus feelings of fear, guilt, frustration and even refusal are common. However, the moment after the diagnosis occurs the outbreak of expectations regarding the child's intellectual development, and along with this, comes the fear of social prejudice. Finally, among the families, the reports of prejudice and discrimination were repeated, showing that there is still a way for society to understand the limitations of the person with ASD and accept him/her in social circles, just like the family.pt_PT
dc.identifier.tid203057287pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7328
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.titleCrenças, preconceitos e as expectativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo Ensino Aprendizagem das suas crianças para a vida ativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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