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Advisor(s)
Abstract(s)
Os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) em Portugal assinalam a
necessidade de garantir o ecletismo e o desenvolvimento multilateral das crianças e
jovens. Partindo desta assunção, é observada a proposta curricular efetuada no âmbito
das artes marciais e desportos de combate (AM&DC) em relação com a atual
formação académica de base dos futuros professores de Educação Física. No
seguimento das particularidades analisadas, é efetuada uma proposta de matriz teórica
para a abordagem transversal das AM&DC que enfatiza as ações referenciais destas
práticas ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de um processo de ensinoaprendizagem
vinculado às diferentes possibilidades motrizes que conferem oposição
dual. A estruturação das AM&DC apresentadas elogia assim o desenvolvimento de
um "saber lutar" transversal promovido pela resolução de problemas associados à
lógica dual das tarefas lutatórias, o qual se assume como independente dos
constrangimentos técnicos e regulamentares particulares das diferentes modalidades
deste grupo de práticas. Esta perspetiva procura estimular os professores,
particularmente aqueles que não são especialistas neste âmbito, a compreender a
estrutura global das AM&DC para sua posterior aplicação em contexto escolar.
Description
Keywords
Artes Marciais & Desportos de Combate Educação Física Saber Lutar Organização Curricular
Citation
Avelar-Rosa, B., & Figueiredo, A. (2015). As Artes Marciais e Desportos de Combate na Educação Física Escolar – Interpretação Curricular. Journal of Sport Pedagogy and Research, 1(8), 14-21.
Publisher
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto