Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prevenção da plagiocefalia não-sinostótica nos cuidados de saúde infantil e pediátricos : Scoping review

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IsabelGuerraLourenço_RF.pdf8.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: Ao longo do percurso de aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, diversas temáticas revelaram-se fundamentais para a prestação de cuidados ao binómio criança-família. A sua exploração através da investigação é essencial para o avanço da disciplina de enfermagem e para a melhoria contínua da prática clínica. A plagiocefalia não-sinostótica tem vindo a emergir como uma verdadeira epidemia pediátrica, refletindo o impacto das práticas modernas no cuidado infantil e evidenciando a necessidade urgente de estratégias preventivas eficazes e acessíveis. Esta anomalia morfológica do crânio resulta da ação de fatores biomecânicos externos de compressão e/ou tração, aplicados antes, durante ou após o nascimento. Embora frequentemente considerada uma condição benigna e meramente estética, trata-se de uma condição adquirida que pode ter repercussões a longo prazo, por vezes irreversíveis. Apostar na prevenção é essencial para garantir que cada criança atinja o seu pleno potencial de desenvolvimento. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos diferentes ensinos clínicos e refletir criticamente sobre as atividades desenvolvidas, para a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Mapear a evidência científica disponível sobre os cuidados de saúde infantil e pediátricos, bem como as estratégias preventivas da plagiocefalia não-sinostótica. Metodologia: Descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos formativos. Paralelamente foi elaborada uma Scoping Review, tendo por base as diretrizes preconizadas pelo Joanna Briggs lnstitute e a seleção dos artigos foi suportada pelo modelo Preferred Reporting ltems for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. A questão de investigação foi formulada de acordo com a mnemónica População, Conceito, Contexto e, foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão. A estratégia de pesquisa permitiu localizar estudos publicados e não publicados, sem qualquer limite linguístico, temporal, geográfico ou cultural durante a pesquisa, mas com acesso gratuito ao texto integral. Resultados: Após a pesquisa nas bases de dados definidas, um total de 550 artigos foram obtidos e exportados para o software de gestão de seleção Rayyan. No final do processo de seleção foram incluídos 28 estudos na revisão. A evidência coletada demonstra que a prevenção da plagiocefalia não-sinostótica exige uma abordagem multidimensional, englobando e combinando: formação e capacitação dos profissionais de saúde; a identificação precoce e monitorização clínica; intervenção precoce e encaminhamento; orientação e educação parental precoce; promoção da variação postural e reposicionamento; promoção da motricidade livre e espontânea; tummy time supervisionado; utilização de dispositivos auxiliares; cuidados de enfermagem em populações de risco e hospitalizadas. Conclusão: A prevenção eficaz da plagiocefalia não-sinostótica requer um compromisso conjunto entre pais, cuidadores e profissionais de saúde, sendo um elemento essencial na prática clínica. Esta deformidade craniana foi identificada ao longo de todos os ensinos clínicos realizados, evidenciando a relevância da sua prevenção através da implementação de estratégias baseadas na educação, monitorização e intervenção precoce, fundamentais para reduzir a sua incidência e promover um desenvolvimento craniofacial equilibrado. Palavras-chave: Plagiocefalia Não-Sinostótica; Prevenção e Controlo; Cuidado de Enfermagem; Profissionais de Enfermagem Pediátrica; Scoping Review
Abstract Background: Throughout the course of acquiring the common and specific competencies of the Pediatric Nurse Practitioners, various themes have proved fundamental to the provision of care to the child-family binomial. Their exploration through research is essential for the advancement of the nursing discipline and for the continuous improvement of clinical practice. Nonynostotic plagiocephaly has emerged as a true pediatric epidemic, reflecting the impact of modern childcare practices and highlighting the urgent need for effective and accessible preventive strategies. This morphological anomaly of the skull results from the action of external biomechanical factors of compression and/or traction, applied before, during or after birth. Although often considered a benign and merely aesthetic condition, it is an acquired condition that can have long-term, sometimes irreversible repercussions. Investing in prevention is essential to ensure that every child reaches their full developmental potential. Objetives: Describe the training path in the various internship contexts and critically reflect on the activities developed, for the acquisition of common and specific competencies of the Pediatric Nurse Practitioners. Map the available scientific evidence on child and pediatric health care, as well as preventive strategies for nonynostotic plagiocephaly. Methodology: Descriptive-reflective on the training path in the various clinical courses. At the same time, a Scoping Review was drawn up, based on the guidelines recommended by the Joanna Briggs Institute and the selection of articles was supported by the Preferred Reporting ltems for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. The research question was formulated according to the Population, Concept, Context mnemonic and inclusion and exclusion criteria were established. The search strategy made it possible to locate published and unpublished studies, without any linguistic, temporal, geographical or cultural limits during the search, but with free access to the full text. Results: After searching the defined databases, a total of 550 articles were obtained and exported to the Rayyan selection management software. At the end of the selection process, 28 studies were included in the review. The evidence collected shows that the prevention of nonynostotic plagiocephaly requires a multidimensional approach, encompassing and combining: training and empowerment of health professionals; early identification and clinical monitoring; early intervention and referral; early parental guidance and education; promotion of postural variation and repositioning; promotion of free and spontaneous motor skills; supervised tummy time; use of assistive devices; nursing care in at-risk and hospitalized populations. Conclusion: Efficient prevention of nonynostotic plagiocephaly requires a joint commitment between parents, caregivers and health professionals, and is an essential element in clinical practice. This cranial deformity was identified throughout all the clinical training sessions, highlighting the importance of its prevention through the implementation of strategies based on education, monitoring and early intervention, which are fundamental to reducing its incidence and promoting balanced craniofacial development. Keywords: Nonsynostotic Plagiocephaly; Prevention and Control; Nursing Care; Pediatric Nurse Practitioners; Scoping Review

Description

Keywords

Enfermagem pediátrica Plagiocefalia não sinostótica - epidemiologia Plagiocefalia não sinostótica - etiologia Plagiocefalia não sinostótica - prevenção e controle Revisão scoping Pediatric nursing Plagiocephaly nonsynostotic - epidemiology Plagiocephaly nonsynostotic - etiology Plagiocephaly nonsynostotic - prevention and control Scoping review

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence