Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
200.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O material que aqui publicamos foi resultado de várias sessões que fizemos no
âmbito do Ano Mundial da Matemática em algumas Escolas do Ensino Secundário.
Estas sessões tiveram por objectivo mostrar aos alunos uma aplicação da Matemática,
tendo em atenção os conhecimentos que os alunos tinham nesse grau de ensino. Deste
modo, tentámos arranjar um problema simples que contemplasse algumas situações reais
e de dimensão reduzida. O modelo matemático que foi tratado usava apenas equações e
inequações e tinha por objectivo a minimização de custos com a contratação de pessoal
para serem afectados a um conjunto de horários num hipermercado. Na formulação
matemática teve-se em conta algumas normas laborais, assim como o número mínimo de
pessoal que devia estar ao serviço em cada período de tempo. Muitos problemas deste
tipo que envolvem a formação de horários tem sido tratados quer a nível nacional quer a
nível mundial. A nível nacional é de referir alguns trabalhos na recolha de resíduos
sólidos municipais [3,4], elaboração de horários escolares [1] e escalonamento de
serviços de pessoal tripulante em empresas de transportes de passageiros [2,3,5].
Description
Keywords
Matemática Ensino Secundário
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu