RE - Número 24 - Outubro de 2001
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Recent Submissions
- Curiosidades Matemáticas: à descoberta dos FractaisPublication . Pestana, Paula; Dias, TeresaNo Ano Mundial da Matemática – ano 2000, o Departamento de Matemática da ESTV realizou algumas actividades com o intuito de comemorar este evento. Para tal propusemo-nos dinamizar a sessão: “À descoberta dos fractais” para alunos do 2º e 3º ciclos, enquadrada nas “tardes de matemática”. Escolhemos esta sessão por abordar um tema recente e pouco conhecido dos alunos: os objectos fractais, que surgem envoltos num ambiente “mágico” e contemporâneo dos computadores
- Vamos Jogar no Totoloto?Publication . Matos, Ana Cristina Bico; Henriques, CarlaTendo como objectivo despertar o interesse dos alunos pelo cálculo de probabilidades, as autoras desta sessão de trabalho, pegaram num tema bem conhecido de todos, o jogo do Totoloto, e fizeram dele um tema de trabalho em probabilidades para cerca de uma hora. As autoras começaram por despertar nos alunos a curiosidade por saber quais são as chances de ganhar o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º prémio, no jogo do Totoloto, fazendo apenas uma aposta. Para alguns, o cálculo da probabilidade de ganhar o 1º prémio já não era novidade, mas o mesmo já não se passava no que diz respeito aos 2º, 3º, 4º e 5º prémios.
- Um Modelo Matemático de Gestão de Recursos HumanosPublication . Santos, JorgeO material que aqui publicamos foi resultado de várias sessões que fizemos no âmbito do Ano Mundial da Matemática em algumas Escolas do Ensino Secundário. Estas sessões tiveram por objectivo mostrar aos alunos uma aplicação da Matemática, tendo em atenção os conhecimentos que os alunos tinham nesse grau de ensino. Deste modo, tentámos arranjar um problema simples que contemplasse algumas situações reais e de dimensão reduzida. O modelo matemático que foi tratado usava apenas equações e inequações e tinha por objectivo a minimização de custos com a contratação de pessoal para serem afectados a um conjunto de horários num hipermercado. Na formulação matemática teve-se em conta algumas normas laborais, assim como o número mínimo de pessoal que devia estar ao serviço em cada período de tempo. Muitos problemas deste tipo que envolvem a formação de horários tem sido tratados quer a nível nacional quer a nível mundial. A nível nacional é de referir alguns trabalhos na recolha de resíduos sólidos municipais [3,4], elaboração de horários escolares [1] e escalonamento de serviços de pessoal tripulante em empresas de transportes de passageiros [2,3,5].
- Geometria Utilizando o Cabri GéomètrePublication . Duarte, Isabel
- Geometria Utilizando Materiais ManipuláveisPublication . Duarte, IsabelA natureza das actividades dos alunos na aula de matemática é uma questão muito importante no ensino da disciplina. É dada muita ênfase à capacidade de cálculo, no entanto estudos feitos, garantem que os alunos que utilizam materiais manipuláveis na construção de conceitos, têm melhores resultados que os outros.
- Optimização de Rotas: Aplicação à Recolha de Lixo do Concelho de ViseuPublication . Matos, Ana Cristina BicoA sessão apresentada no âmbito das comemorações do Ana Mundial da Matemática, abordou o problema de organização do sistema de recolha de resíduos sólidos municipais do concelho de Viseu. A recolha de resíduos sólidos nos arredores de Viseu e na zona rural do concelho é executada pelos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Viseu e efectuava-se em moldes que não serviam, nem a população abrangida, nem os funcionários da Câmara. Foi então desenvolvido um sistema de planeamento das rotas semanais ou diárias e definição do calendário das visitas a cada local, de modo a melhorar significativamente a situação então em vigor.
- Controlo de Robots RedundantesPublication . Duarte, FernandoUm robot redundante é um sistema que pode apresentar várias (ou, até, uma infinidade de) configurações para uma determinada posição do órgão terminal no espaço cartesiano. Assim, sob o ponto de vista cinemático, estes mecanismos introduzem uma grande versatilidade pois permitem a resolução de tarefas minimizando esforços, evitando eventuais obstáculos e eliminando singularidades indesejáveis. Embora estes robots apresentem as vantagens referidas, a utilização destes mecanismos ainda é pouco frequente. De facto, o controlo destes sistemas envolve modelos matemáticos sofisticados, aumentando a sua complexidade com o número de graus de liberdade.
- Síntese de Lentes para Aplicação em AntenasPublication . Fernandes, Carlos A. CardosoO ritmo a que a capacidade de processamento dos computadores tem evoluido em gerações consecutivas de processadores está a potenciar uma rápida expansão de aplicações multimedia sofisticadas, e de outros serviços via Internet. Existe uma apetência crescente para que estes conteúdos multimedia possam ficar acessíveis a utilizadores móveis através de terminais portáteis. No entanto, os ficheiros associados a estes contéudos serão cada vez mais pesados, com dezenas ou mesmo centenas de megabytes (Mb). O UMTS - Universal Mobile Telecommunications System, sistema de comunicações móveis da chamada terceira geração (3G) que está em fase de pré-lançamento, vem aumentar significativamente a largura de banda em relação ao GSM, mas fica muito aquém da capacidade que vai ficando disponível na rede fixa de banda larga. Para poder estender totalmente essa capacidade a utilizadores móveis com necessidades mais exigentes, será necessário complementar o UMTS com sistemas de comunicações móveis de banda larga.
- "McDonaldizar" a Matemática da geração Nintendo?Publication . Providência, Natália Bebiano; Jr. Providência, João daNa sociedade global, em particular na sociedade portuguesa, o preconceito contra a matemática assume contornos merecedores de reflexão. Ciência morta, onde tudo está feito, ciência elitista ou imperialista, com exagerado peso selectivo nos curricula e no ingresso no ensino superior, são alguns epítetos que exornam a sua imagem. Existe uma subavaliação da matemática por parte da opinião pública. Cabe aos matemáticos a promoção de uma nova relação da sociedade com a sua ciência. A matemática tem lugar central nos currículos escolares em todo o mundo e, em todo o mundo, milhares de matemáticos ocupam-se da resolução de problemas extremamente variados. Milhares de matemáticos e de pedagogos inventam técnicas inovadoras e novas modalidades de ensino, tentando fomentar o sucesso numa disciplina com inegável peso no acesso à maioria dos cursos superiores.
- A Filosofia da Ciência e a Sua Extensão à EngenhariaPublication . Oliveira, E. R. Arantes eA Escola de Viena da Filosofia da Ciência, que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX, tinha uma visão ambiciosa da Ciência. Acreditava, nomeadamente, que seria possível formular normas gerais para o processo científico, analisar a estrutura lógica dos conhecimentos científicos, e mostrar que a Ciência serve o objectivo racional de adquirir um conhecimento global e fiável do Universo. Os filósofos da Escola de Viena, que representaram em grande parte a corrente neo-positivista da Filosofia da Ciência, defendiam o chamado verificacionismo, segundo o qual as proposições das ciências empíricas só têm sentido se forem verificáveis por observações de carácter experimental. De acordo com os neo-positivistas, as construções teóricas susceptíveis de tornar possível explicar e prever, só seriam válidas se fossem apoiadas num procedimento hipotético-dedutivo resultante de uma combinação de indução e dedução.