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Contribuição da saúde no ambiente escolar : uma perspectiva das concepções de gestores em educação

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HeldahSulamitaTeixeiraRodriguesBrandão DM.pdf861.38 KBAdobe PDF Download

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Introdução: A relação da contribuição da saúde no ambiente escolar é uma perspectiva que motiva os gestores de um modo em geral. A formação em saúde no Brasil vem sendo alvo de discussão dentre aqueles que se preocupam com a qualidade da formação profissional. Além disso, é necessário inicialmente resgatar e entender o processo histórico de desenvolvimento da formação da Educação e saúde no espaço escolar, em seguida, refletir sobre as reais necessidades de mudanças curriculares visíveis e implícitas no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar, nos resultados das investigações empíricas, se a implementação e desenvolvimento de programas de educação para a saúde, desenvolvidas por gestores educacionais na rede estadual de ensino brasileiro, contribuem para a qualidade de vida dos atores presentes no ambiente escolar. Métodos: Recorreu-se a uma revisão integrativa da literatura, tendo sido obtidas 9 publicações, com texto completo, no perído de 2009 a 2015. Para a selecção dos artigos foram utilizadas as bases de dados do Portal Capes, da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), das Ciências da Saúde em Geral da Bireme e Scielo, como também do Google Acadêmico, recorrendo-se aos descritores: Qualidade de vida, Saúde Escolar, Educação em Saúde e Gestão escolar. Resultados: Os dados revelam que existem orientações específicas sobre a importância e utilidade da implementação de programas estruturados de educação para a saúde em meio escolar. Por outro lado, a eleição da promoção da saúde como eixo estratégico da saúde escolar tem impulsionado também ela mudanças no seio da Família e da Comunidade. Apesar dos avanços e reconhecimento da importância da formação em saúde disponibilizada na escola, persistem desafios a serem superados, sobretudo na necessidade de maior consciencialização por parte dos gestores escolares sobre a potencialidade de uma escola promotora de saúde. Conclusões: Os artigos analisados sobre Educação em Saúde no espaço escolar evidenciam melhorar a qualidade de vida dos atores inseridos no espaço escolar, sobretudo, crianças e jovens em processo de desenvolvimento biopsicossocial. PALAVRAS CHAVE: Qualidade de vida. Saúde Escolar. Educação em Saúde.
Abstract Introduction: The ratio of contribution of health in the school environment is a perspective that motivates the managers in general aspect.The health education in Brazil has sparked off a debate among those who care about the quality of vocational training. In addition, it is necessary initially to rescue and understand the historical process of development of the training of education and health in the school environment, then reflect on the real needs of visible and implicit curriculum changes in the teaching-learning process. Objectives: Identify, the results of empirical research, the implementation and development of educational programs for health, developed by educational administrators in the state system of education in Brazil, contribute to the quality of life of the actors present in the school environment. Methods It used an integrative literature review, having been obtained 9 publications with full text, in the 2009 period prescribed to 2015. In selecting articles were used to the Capes Portal databases, LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences), the Health Sciences in General Bireme and Scielo, as well as Google Scholar, by resorting to the descriptors: Quality of life, school Health, Health Education and school management. Results: The data shows that there are specific guidelines about the importance and usefulness of the implementation of structured education programs for health in schools. On the other hand, the health promotion of the election as a strategic axis of school health has also boosted she changes within the Family and Community. Despite the advances and recognizing the importance of health education provided at school, there are still challenges to be overcome, especially the need for greater awareness on the part of school administrators about the potential of a health promoting school. Conclusions: There is no way to work in health prevention without also thinking of education. The school is fertile ground to develop and discuss key concepts for improving the health of a population, in order to discuss topics such as hygiene, prejudice, the stages of human development, violence, drugs, immunization and sexuality. Thus, the actions of projects and education programs in Health aim to improve the quality of life of actors inserted at school, especially children and youth in biopsychosocial development process. KEYWORDS: Quality of life. School Health. Health Education.

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Educação para a saúde Gestão em educação Qualidade de vida Serviços de saúde escolar Brasil Educational management Health education Quality of life School health services

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