Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 17
  • A educação física na escola: Atitudes dos alunos em função da idade e do sexo
    Publication . Lima, Ricardo; Benites, Luisa; José Miranda Gonçalves, Francisco; Resende, Rui
    Trata ‑se de um estudo transversal, observacional de cariz quantitativo que teve como objetivo analisar as perceções e atitudes dos alunos relativamente à disciplina de Educação Física comparando os sexos e as diferentes faixas etárias. Para tal, foi aplicado um questionário validado e adaptado de Al ‑Liheibi (2008) a 812 alunos pertencentes a 5 escolas do ensino básico e secundário de 3 cidades em Portugal, sendo 384 do sexo masculino e 428 do feminino com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Os resultados revelam que os alunos do sexo masculino têm atitudes mais positivas em relação à disciplina de Educação Física. Quando comparadas as idades dos participantes, verificam ‑se diferenças significativas nas atitudes positivas do grupo etário mais jovem quando comparado com os restantes grupos. Dessa forma, um dos indicativos de discussão é a postura do professor na aula, para, sensibilizar, motivar e informar os alunos acerca da importância da Educação Física e suas abrangências ao longo da vida
  • A implementação da avaliação formativa e sumativa no ensino da educação física
    Publication . José Miranda Gonçalves, Francisco; Lima, Ricardo
    Resumo A avaliação consiste na recolha de informações necessárias para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos: i) conhecer até que ponto os professores do ensino secundário recorrem à avaliação formativa; ii) perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário regular, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores. Verificou-se que classificação da Avaliação Sumativa tende a aumentar, relativamente à Avaliação Formativa.
  • A influência do rendimento dos atletas do desporto escolar no treino desportivo
    Publication . Teixeira, Daniel; Teixeira, José; Veloso, Manuel; José Miranda Gonçalves, Francisco
    O Desporto constitui um dos fenómenos sociais com maior impacto na nossa sociedade e a sua prática, correctamente desenvolvida, representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida. Contudo, a sua situação em Portugal poderá adivinhar-se difícil, devido à problemática situação dos clubes e associações que, desprovidos de recursos humanos, físicos, materiais e com a inexistência de instalações desportivas adequadas para a prática desportiva diária dos seus cidadãos, resulta cada vez mais, em acentuados défices na formação desportiva das crianças e jovens em contexto escolar (Sousa, 2006).
  • As perceções dos futuros professores de Educação Física sobre a sua influência social
    Publication . Albuquerque, Alberto; Teixeira, Ricardo; Lima, Ricardo; José Miranda Gonçalves, Francisco; Resende, Rui
  • Performance change in the sprint test of women’s Basketball senior players
    Publication . José Miranda Gonçalves, Francisco
    Basketball is a game of opposition and cooperation where the work undertaken by players goes from activities such as walking to running and high intensity sprints, making it relevant to study the explosive ability to perform actions, such as sprint. The goal set out with this study was to analyze the speed in basketball, its repeated sprints, to assess the progress in the speed of the athletes sprinting, determining the number of sprints that the players can make with maximum intensity until they reach the onset of fatigue, thus predicting their ability to perform repeated high intensity sprints during the competition. Two women's basketball senior athletes were used, to whom the sprint test was applied, with 10 repetitions of 25 m and change of direction. The principal findings achieved showed that in both athletes, there was a gradual increase in runtime in the initial phase of the test, which was followed by a subsequent decrease as a consequence of adaptation. From about the middle of the test, the athletes had higher execution times which were related to the fatigue. These values decreased again, remaining more or less stable until the end of the test.
  • The influence of motivational involvement in physical activity level improving using formative evaluation procedures
    Publication . José Miranda Gonçalves, Francisco
    The current work was planned to build up an original motivational involvement, based on Self-Determination Theory and Social Cognitive Theory, to improving physical activity in disadvantaged adolescents. The theoretical structure has three main issues: social context (perceived independence, perceived social sustain, input and enjoyment); cognitive mediators (perceived option and self-efficacy); and motivational course (intrinsic motivation, commitment and positive self-concept). Formative evaluation information was composed by organization through daily forms right through the 16-week program and during observational data completed, by independent trained observers, during 4 weeks. The results shown information concerning the meaning of the cognitive suitability of the physical activity and motivational actions, the environmental context for promoting relationships, strategies definition for increasing intrinsic rather than extrinsic reinforcement, and stimulate methods for preventing social gender conflicts to keep an appropriate level of social support by formative evaluation procedures.
  • A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física: A realidade de Volta Redonda/RJ
    Publication . Severino, Cláudio; José Miranda Gonçalves, Francisco; Darido, Suraya
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a visão dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de Educação Física em ambiente escolar. Participaram da pesquisa docentes das instituições públicas e privadas do município de Volta Redonda/RJ/Brasil em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo com análise de conteúdo e, como procedimento de coleta de dados, foram entrevistados sessenta docentes que opinaram acerca da questão investigada. Verificou-se a realidade do desenvolvimento do basquetebol não somente na condição de conteúdo das aulas da Educação Física, mas também numa dimensão que transpõe os limites escolares, onde o esporte representa significativo papel na sociedade. Ações conjuntas no sentido de oportunizar o crescimento do basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física podem representar um caminho para a descrição da sua aplicação em todos os contextos, embora não se deva abrir mão da relevância da disciplina no cenário escolar em favor da obtenção de resultados em competições esportivas.
  • Comportamento lúdico-motor das crianças do 1º ceb no recreio escolar: Reaproveitamento e rentabilização do espaço e consequente dinamização de atividades
    Publication . Silva, Marta; Silva, Ana; José Miranda Gonçalves, Francisco
    O contexto escolar é propício ao desenvolvimento multidisciplinar e multidimensional da criança, devido ao facto de ser o local onde a criança se encontra boa parte do dia. O espaço de recreio assume-se como um veículo promotor do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e psicossocial da criança. Esta investigação foi implementada numa escola pública de Viana do Castelo, em contexto de PES e, abrangeu 185 participantes, dos quais 68 pertencem ao pré-escolar e 117 ao 1º CEB. Os objetivos definidos foram: verificar os comportamentos das crianças no espaço de recreio, identificar os espaços menos utilizados e analisar os efeitos de uma intervenção no recreio escolar. Relativamente à recolha de dados foram utilizados instrumentos como: observação direta, notas de campo, meios audiovisuais e ficha de observação, tendo-se estabelecido as relações entre as variáveis, e posterior triangulação de dados. Este último foi criado com o objetivo de verificar os comportamentos das crianças, com as dimensões de análise identificadas à priori, e foi implementado em três momentos com a duração de 30 minutos cada um, segmentados em clusters de 3 minutos. No primeiro momento foi efetuada uma observação do contexto natural, sem instrução nem intervenção do investigador, não havendo também modificação dos espaços sendo possível identificar quais os locais menos utilizados pelas crianças, perspetivando assim uma intervenção neste espaço. No segundo momento foi realizada a intervenção que consistiu na dinamização de espaços através de jogos, não tendo sido efetuada qualquer explicação sobre a execução dos mesmos. No terceiro momento, depois da explicação da execução dos jogos, foi efetuada uma nova observação. Estando esta investigação em desenvolvimento, os dados encontramse numa fase preliminar. No entanto os dados sugerem que houve um maior reaproveitamento do espaço, um aumento da interação social, as crianças tornaram-se mais ativas e participativas, assim como houve uma real aprendizagem dos novos jogos.
  • O Comportamento Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Expressão Físico-Motora
    Publication . Lima, Ricardo; Martins, Jeni; José Miranda Gonçalves, Francisco
    O comportamento pedagógico vai sendo contruído ao longo da atividade profissional do Professor. As bases dessa construção surge na prática de ensino supervisionada, altura em que o Estagiário torna a sua ação docente mais clara, precisa, eficiente e direcionada. O ato de ensinar exige consciência, liberdade, comprometimento e criatividade, sugerindo abertura, oportunidade, intencionalidade e responsabilidade frente aos saberes adquiridos. No fundo, estamos a falar do conhecimento do professor para a prática de ensino (Sousa, 2011). Esta realidade aplica-se a todos os níveis de ensino, mas importa indagar sobre a importância do comportamento pedagógico do Estagiário no 1o ciclo de ensino básico, assim como as estratégias a utilizar para que o comportamento seja o mais adequado às diferentes faixas etárias dos alunos. Desta forma, através de uma grelha de observação adaptada de Sarmento (2012), pretendemos analisar o comportamento do Estagiário em relação às diferentes técnicas de intervenção pedagógica durante as sessões de Educação Físico-Motora no 1o ciclo do ensino básico. Foram observadas 10 sessões de 10 Estagiários, sendo 8 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Os resultados demonstram que o Estagiário orienta cerca de 75% da sessão para a Organização, Instrução e Observação dos exercícios. A restante percentagem é atribuída ao feedback pedagógico, à afetividade do Estagiário para com os alunos e a outros comportamentos não identificados como sendo pedagógicos. É portanto necessário que os Estagiários desenvolvam e compreendam a melhor forma de controlar e gerir a turma para estimular e desenvolver a autonomia e responsabilidade dos alunos através das tarefas promovidas por este. Para isso, tal como refere Cunha (2010), é necessário que todo o professor atualize métodos, técnicas e conteúdos, seja criativo, bem como efetue uma permanente autoavaliação, pois a simples prática do ensino não garante o seu melhoramento.
  • A qualidade percebida dos programas municipais de atividade física pelos idosos dos municipios Portugueses
    Publication . Dias, Isilda; Romo-Perez, Valter; Sousa, Gastão; José Miranda Gonçalves, Francisco; Carvalho, Carlos
    Os diferentes indicadores demográficos acentuam o envelhecimento em todo o mundo, na Europa e particularmente, nos países industrializados. Assistimos a um período de contenção generalizada da natalidade e mortalidade, o que levará a uma população de maior idade. O desenvolvimento tecnológico e económico dos países proporcionou, entre outras, a melhoria da alimentação, das condições sanitárias e das técnicas da medicina, com consequente aumento da qualidade de vida e da longevidade. A “revolução grisalha” também se deu em Portugal! (Carrilho, 1993 cit por Dias,I, 2008) e o país seguiu essa tendência. O exercício físico regular, quando associado a uma dieta e a outros comportamentos de saúde, pode aumentar a expectativa de vida do idoso. As autarquias locais, face à sua relação de proximidade às populações e às suas responsabilidades públicas, têm um papel fundamental no sentido de melhorar a qualidade de vida aos seus cidadãos. Neste estudo, num universo de 308 municípios e numa amostra de 111 no total de 1500 questionários, procuramos avaliar a qualidade percebida pelos idosos dos programas municipais de atividade física, e indagar as dimensões. A análise preliminar leva-nos a pressupor que os programas perseguem as recomendações necessárias para que os idosos possam sentir benefícios físicos e sociais no sentido da bemestar e autonomia geral. Nomeadamente, as dimensões “Variedade” e “Recursos Humanos” foram as mais fortes e a dimensão “Aspectos Gerais”, parecem–nos evidenciar os aspetos mais fracos. A qualidade percebida pelos idosos destes programas, nos municípios portugueses é de uma forma geral positiva.