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Abstract(s)
A educação mantém, por finalidade, facilitar o desenvolvimento sócio-afectivo das novas gerações, o sentido de contribuir para que o processo de socialização dos jovens se processe num contexto de desenvolvimento de atitudes, de valores e de comportamentos sociais ajustados. Um dos objectivos fundamentais da Educação Física, partilhado, aliás, com as outras disciplinas curriculares, é o da facilitação do desenvolvimento sócio-afectivo, do desenvolvimento pessoal e social. Os programas nacionais de Educação Física referem preocupações de desenvolvimento de atitudes e valores, nomeadamente de valores associados à participação em Desporto, ao "fair-play" e ao desportivismo, mas, também, de atitudes e valores sociais gerais. Também a organização do ensino e, em particular, a avaliação em Educação Física atribui uma importância considerável à avaliação do domínio sócio-afectivo. A intervenção nesta dimensão é uma das competências fundamentais dos professores tendo sido sublinhado por diversos autores, das mais diversas áreas, a sua importância.
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Keywords
Desenvolvimento Sócio-Afectivo Educação Física