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Leitura: um modelo teórico e (algumas) propostas de uma prática consistente
dc.contributor.author | Araújo, Maria de Fátima A. Cunha | |
dc.date.accessioned | 2011-02-09T14:39:51Z | |
dc.date.available | 2011-02-09T14:39:51Z | |
dc.date.issued | 1997-10 | |
dc.description.abstract | Ao longo da sua história a humanidade desenvolveu a vida fundamentalmente a partir da comunicação, construindo textos que foram (e continuarão a ser) veículos de partilha de decisões e de saber entre emissores e receptores. Naturalmente que essa comunicação começou por assumir um carácter familiar e a ser materializada pela linguagem, com toda a carga de artificialismo que este meio de expressão comporta. Mas a linguagem não foi o único veículo de interacção com o mundo, mesmo no homem mais primitivo. O seu sentido de sobrevivência leva-o a arquitectar as formas de subsistência possíveis e a pintura rupestre, representando cenas de caçadas, é reveladora dessa outra vertente da comunicação, mais duradoura do que a linguagem, e que é hoje um dos documentos fundamentais que a humanidade possui para penetrar no "segredo" da vida dos nossos antepassados. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/758 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 8; | |
dc.subject | Comunicação escrita | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Psicolinguística | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.title | Leitura: um modelo teórico e (algumas) propostas de uma prática consistente | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |