Repository logo
 
Publication

O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto

dc.contributor.authorPinho, Sara
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2015-02-13T10:43:10Z
dc.date.available2015-02-13T10:43:10Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractAtualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais. No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos. Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.por
dc.description.sponsorshipCI&DETS/Escola Superior de Educação de Viseu/Instituto Politécnico de Viseupor
dc.identifier.citationPinho, S., Amante, S., & Balula, J. P. (2014). O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Couto. In TOPUS - Grupo de Pesquisa (Ed.), Caderno de Resumos JOEEL, Vol. 2, n.º 2 (pp.132-136). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.por
dc.identifier.issn2319-0272
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2606
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherTOPUS - Grupo de Pesquisapor
dc.subjectEspaço literáriopor
dc.subjectLiteratura para a Infânciapor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectMia Coutopor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.titleO espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia Coutopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage136por
oaire.citation.startPage132por
oaire.citation.titleII Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literáriopor
oaire.citation.volume2por
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Pinho_Amante__Balula_2014.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: