Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.36 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a intervenção socioeducativa junto de famı́lias multidesafiadas valorizando-se a elaboração de estratégias resultantes da análise SWOT (Strenghs, (Weaknesses, Oportunities,Threats) de uma famı́lia. As famı́lias multidesa\iadas são aquelas que se debatem
com uma multiplicidade de desafios, ao mesmo tempo que se deparam com condições adversas
e desfavoráveis, que afetam e condicionam a sua adaptação e desenvolvimento. Sabe-se que
a forma como estas famı́lias têm sido descritas no respeitante ao seu funcionamento e organização tem estado essencialmente focada nas suas vulnerabilidades. O estado da arte, nesta matéria, tem vindo, por sua vez, nos últimos anos, a evidenciar a emergência da intervenção focada em fatores de competência,
forças e recursos familiares, ao invés de o fazer em possı́veis déficits ou fragilidades. Evidencia-se o papel da análise SWOT como forma de orientar o trabalho socioeducativo desenvolvido com uma famı́lia em situação de vulnerabilidade social.
Description
Keywords
swot trabalho social estratégias famílias multidesafiadas
Citation
Ribeiro, E., Felizardo, S., Pascoal, C., & Moreira, A. (2020). A análise SWOT como ferramenta de diagnóstico e apoio à construção de estratégias de intervenção socioeducativa: o caso de uma família multidesafiada. In L. Correia, T. Neves (Coord.), Livro de Resumos do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp.369-370). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. ISBN: 978-989-95390-2-0
Publisher
Sociedade Portuguesa de ciências da Educação