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Colaboração entre contextos de vida na intervenção ao nível da comunicação e interação social na Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Casos Múltiplos

dc.contributor.advisorXavier, Paula
dc.contributor.advisorFigueiredo, Abel
dc.contributor.authorPereira, Sara Beatriz Almeida
dc.date.accessioned2023-11-14T14:03:21Z
dc.date.available2023-11-14T14:03:21Z
dc.date.issued2023-04-26
dc.description.abstractA Comunicação e a Interação Social são áreas de dificuldades na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), sendo fundamentais para viver em sociedade. A intervenção educativa na PEA pressupõe a articulação entre os diferentes contextos sociais de vida, a fim de promover o bem-estar e potenciar o desenvolvimento da criança. Atendendo a esse princípio, o presente estudo foi desenvolvido para responder à questão: “Quais as estratégias que se assumem como promotoras da comunicação e interação social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, com diferentes níveis de gravidade, considerando os contextos de vida?”. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, tendo como participantes três crianças em idade pré-escolar com PEA e as respetivas Mães, bem como duas Terapeutas da Fala e três Educadoras de Infância. Procedeu-se à realização de Entrevistas Semiestruturadas às Mães, Terapeutas da Fala e Educadoras de Infância, Observação Naturalista de duas sessões de Terapia da Fala de cada criança, à Análise Documental dos processos individuais, elaboração de Ecomapas e aplicação de dois Questionários, o “Inventário das Necessidades da Família” e a “Escala de Avaliação do Apoio Social à Família”. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo e estatística descritiva sugerem que os casos onde existe uma evolução mais evidente da criança, ao nível das competências de comunicação e interação social, correspondem aos casos em que existe uma articulação e colaboração mais efetivas entre os diferentes contextos de vida da criança com PEA. O desenvolvimento de estudos neste âmbito é importante para produzir literatura científica, mas também para interpretar e sustentar as práticas.pt_PT
dc.description.abstractCommunication and Social Interaction are areas of difficulty in Autism Spectrum Disorder (ASD), being fundamental to living in society. The educational intervention in the ASD presupposes the articulation between the different social contexts of life, in order to promote the well-being and improve the child's development. In view of this principle, the present study was developed to answer the question: "What strategies are assumed to be promoters of communication and social interaction of children with Autism Spectrum Disorder, with different levels of severity, considering the contexts of life?". This is a Multiple Case Study, with three children in preschool with ASD as participants and their Mothers, as well as two Speech Therapists and three Childhood Educators. Semistructured Interviews were conducted with Mothers, Speech Therapists and Childhood Educators, Naturalistic Observation of two sessions of Speech Therapy of each child, documentary analysis of individual processes, preparation of Ecomaps and application of two Questionnaires, the "Inventory of Family Needs" and the "Family Social Support Assessment Scale". The results obtained through Content Analysis and descriptive statistics suggest that cases where there is a more evident evolution of the child, at the level of communication skills and social interaction, correspond to cases in which there is a more effective articulation and collaboration between the different contexts of life of the child with ASD. The development of studies in this field is important to produce scientific literature, but also to interpret and sustain practices.pt_PT
dc.identifier.tid203386809pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8031
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.subjectComunicação Socialpt_PT
dc.subjectInteração Socialpt_PT
dc.subjectEstratégias de Intervençãopt_PT
dc.subjectContextos sociais de vidapt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_PT
dc.subjectSocial Communicationpt_PT
dc.subjectSocial Interactionpt_PT
dc.titleColaboração entre contextos de vida na intervenção ao nível da comunicação e interação social na Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Casos Múltiplospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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