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Práticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1º CEB : estilos do adulto e direitos das crianças no recreio / Francisca Raquel Moita Santos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorSantos, Francisca Raquel Moita
dc.date.accessioned2016-09-06T15:12:03Z
dc.date.available2016-09-06T15:12:03Z
dc.date.issued2015-05-14
dc.description.abstractO relatório final de estágio inclui uma apreciação das aprendizagens realizadas nas práticas de ensino supervisionadas do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e o estudo desenvolvido no contexto de estágio que procurou fazer face a dois objetivos centrais: caraterizar o estilo do adulto e as interações que são estabelecidas com as crianças, no período do recreio, e analisá-las em termos de adequação aos Direitos das Crianças. Para dar resposta a estes objetivos aliámo-nos aos autores de referência, à legislação em vigor e a uma investigação realizada em contexto escolar. Em termos empíricos, o estudo teve um caráter qualitativo, com recurso à observação durante o recreio utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto. Recorreu-se, também, a uma observação com registo de incidentes críticos. Os resultados obtidos através da Escala de Empenhamento do Adulto encontram-se abaixo do que seria adequado, ou seja, não se atinge o valor mínimo de qualidade (3,5). Os direitos mais vezes postos em causa foram: “A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração” (Artigo 12.º) e “A criança tem direito ao repouso, a tempos livres e a participar em atividades culturais e artísticas” (Artigo 31.º). Com base nos baixos níveis nas dimensões sensibilidade, estimulação e autonomia e na análise de situações registadas que representam violações dos Direitos das Crianças, concluiu-se existir urgência na formação das equipas educativas no âmbito dos Direitos das Crianças e da importância do recreio para as crianças. A própria organização do espaço e dos materiais, assim como da dinâmica do recreio, são discutidos em termos de promoção de aprendizagens e de concretização dos direitos.pt_PT
dc.description.abstractThe final stage report includes the analysis of learning developed in the supervised teaching practices of the master's degree in Early Childhood and Primary Education and the study carried out at the context of the practicum. The study aimed at two objectives: to characterize the adult style and interactions established with the children at playground, and analyze them against children's rights. To achieve these objectives we mobilized reference authors, legislation and a small scale developed in a school. Empirically, the research had a qualitative approach using observation in the playground based on the Adult Engagement Scale and records of critical incidents. The results obtained through the Adult Engagement Scale were not satisfactory as they were below what would be appropriate, not meeting the minimum quality value (3,5). The most violated rights were: "The child has the right to freely express their opinion on issues that concern them and to have that opinion taken into account" (article 12.º) and "The child has the right to rest, leisure and to participate in cultural and artistic activities" (article 31.º). Based on the low levels of autonomy, sensitivity and stimulation and o the analysis of the situations that violated children's rights, it was concluded that there is great room for improvement and urgency in the training of educational teams in the framework of children's rights. The playground space was itself quite limited and affected the play and children's well-being. The organization and dynamics of the playground are discussed in terms of learning and rights.pt_PT
dc.identifier.tid201237288pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3321
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectDireitos das criançaspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEstilo do adultopt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectChildren’s Rightspt_PT
dc.subjectAdult Stylept_PT
dc.subjectPlaygroundpt_PT
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.titlePráticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1º CEB : estilos do adulto e direitos das crianças no recreio / Francisca Raquel Moita Santospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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