Repository logo
 
Publication

As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico

dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.contributor.authorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.date.accessioned2014-02-13T10:55:34Z
dc.date.available2014-02-13T10:55:34Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractOs últimos anos têm sido marcados por contínuas e rápidas alterações ao nível das orientações curriculares do Português do Ensino Básico. Na sequência destas alterações, tem sido feito um grande esforço para produzir materiais didáticos que acompanhem a evolução ocorrida. Considerando que o ciclo de vida dos manuais escolares, um recurso didático com grande importância quer para os professores, quer para os alunos e encarregados de educação, é de 6 anos (ponto 1 do Artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 261/2007, de 17 de julho), torna-se pertinente analisar as repercussões das mudanças acima referidas nestes recursos. Assim, é objetivo deste trabalho analisar e discutir as alterações que as Metas Curriculares de Português (MCP), homologadas em agosto de 2012, exigem ao nível da adaptação dos manuais escolares de Português do Ensino Básico. Foram analisados onze manuais de Português de todos os anos do ensino básico, publicados por seis editoras diferentes, tendo em conta os seguintes critérios: (i) estrutura global do manual, das unidades e das sequências didáticas; (ii) descritores de desempenho das MCP que o manual não permite operacionalizar; (iii) número de textos propostos no âmbito da Educação Literária (EL) abordados no manual. Constata-se a ausência de grandes diferenças entre manuais adaptados e não adaptados às MCP ao nível da estrutura global, da organização das unidades didáticas, da estrutura das sequências didáticas e da maioria dos aspetos a um nível micro. Mesmo os manuais não adaptados às MCP permitem levar os alunos a desenvolver a grande maioria das capacidades referidas nos “descritores de desempenho” do documento em causa. No entanto, constata-se que as MCP definem o corpus literário a explorar e, dada a centralidade do texto num manual (em que as atividades de leitura, de escrita, de gramática e de oralidade se articulam com o texto lido), a ausência dos textos prescritos é difícil de suprir.por
dc.description.sponsorshipAPEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreirospor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2029
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCertificaçãopor
dc.subjectMetas Curriculares de Portuguêspor
dc.subjectPortuguês do Ensino Básicopor
dc.titleAs repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básicopor
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage22por
oaire.citation.startPage1por
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.familyNameSilva
person.familyNameMelão
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.givenNameJoão
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameDulce
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typereportpor
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublication24506aa1-760b-45e7-b577-c7b3b5fb90ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery24506aa1-760b-45e7-b577-c7b3b5fb90ff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Balula_Matos_Silva_Melão_Amante_&_Castelo_2013.pdf
Size:
335.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: