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Advisor(s)
Abstract(s)
O setor do turismo desempenha um papel importante na economia global, bem como em muitas economias nacionais e regionais. É um sector dinâmico com um elevado potencial para criar novos empregos e empresas e para contribuir significativamente para o desenvolvimento do território. As novas dimensões da comunicação e os novos media são geradores de novas experiências de representação do mundo, de uma nova tipologia de relacionamentos, de novos padrões de organização e produção de conteúdos. A consciencialização para esta temática, configurada em diferentes estudos, identifica a necessidade de repensar as estratégias, de partilhar conhecimentos, exemplos e boas práticas como forma de potenciar a construção de vantagens competitivas inteligentes no turismo, baseadas sobretudo, na capacidade de gerar e absorver inovação. No contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis, equacionando o fenómeno dos territórios menos urbanizados do interior de Portugal.
Description
Keywords
cidades inteligentes turismo inteligente inovação urbana boas práticas
Citation
Barros, Teresa Antas de (2018).Turismo Inteligente (Smart Tourism e Smart Cities): desafios à Interioridade. Em V. Piñeiro-Naval & P. Serra (Eds.), Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital: Uma perspetiva ibérica. Covilhã: Editora LabCom