Publication
A Valorização da Expressão Motora nos Educadores de Infância: um estudo nos Jardins de Infância do concelho de Viseu
dc.contributor.author | Silva, Tânia Daniela Carvalho da | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Abel Aurélio Abreu, orient. | |
dc.date.accessioned | 2013-12-09T10:09:03Z | |
dc.date.available | 2013-12-09T10:09:03Z | |
dc.date.issued | 2013-05 | |
dc.description.abstract | O presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º CEB, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. O mesmo integra duas partes complementares de componente individual: uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e uma investigação empírica que pretende apurar a valorização atribuída ao domínio da Expressão Motora por parte dos Educadores de Infância, do concelho de Viseu, assim como, compreender a importância curricular atribuída. Para o efeito, recorreu-se a materiais desenvolvidos em contexto de prática e formação académica, bem como a autores de referência em Educação, para uma melhor reflexão e introspeção das práticas implementadas, das competências e conhecimentos adquiridos. Nesta medida, tendo em consideração que a prática educativa incidiu em dois níveis de ensino com características e especificidades próprias, este documento reporta-se, de uma forma sintetizada, ao trabalho desenvolvido no âmbito destes dois níveis de ensino. Incide numa apreciação reflexiva de todo o percurso, face ao novo modelo de educador e professor, fomentando e contribuindo para o próprio crescimento profissional e para o desenvolvimento ativo dos alvos de um estudo permanente: as crianças. Ser pedagogo, na atualidade, implica lidar com problemas sociais que se manifestam e exigem à escola um desempenho de novas tarefas na socialização das crianças, adolescentes e dos jovens, na promoção do seu desenvolvimento individual e na realização da sua instrução. Estas novas funções inevitavelmente traduziram alterações na docência, nos papéis desempenhados pelo pedagogo, provocando o alargamento e diversificação da função docente. | por |
dc.description.abstract | This report is the result of the work conducted within the Supervised Teaching Practice in the context of Pre-school Education and of the 1st year of primary school, with the purpose of obtaining a Master's degree in Pre-school Education and Teaching 1st year of Primary School. It comprises two complementary parts of a single component: a critical reflection on the practices developed in the context of an empirical investigation stage and to determine the value assigned on the field of Motor Expression by the kindergarten teachers in the municipality of Viseu, as well as, to understand its curriculum relevance. For that purpose, we used the materials developed in the context of practical and academic training as well as the authors of reference in education for better reflection and introspection of the practices implemented, as well, the skills and knowledge acquired. Taking into account that educational practice focused on two levels of education with its features and specificities, this document refers, in a synthesized way, to work within these two levels of education. It also focuses on a reflective appreciation of the entire path, based on the new educator and teacher’s model, fostering and contributing to their own professional growth and development of active targets of an ongoing study: children. Currently, being a teacher involves dealing with social problems that arise and require the school performance of new tasks in the socialization of children, adolescents and young people, promoting individual development and realization of their education. These new functions will inevitably translate changes concerning teaching, the roles of educator, causing enlargement and diversification of the teaching function. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1945 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu | por |
dc.subject | Expressão motora | por |
dc.subject | Reflexão crítica | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Pedagogo | por |
dc.title | A Valorização da Expressão Motora nos Educadores de Infância: um estudo nos Jardins de Infância do concelho de Viseu | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |