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ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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  • Recreio: Espaço educativo promotor de aprendizagens nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Pereira, Augusto Jorge de jesus; Eira, Paulo
    O presente Relatório Final de Estágio tem como principais objetivos a reflexão sobre práticas em contexto de estágio e o trabalho de investigação devidamente articulado com as experiências tidas nas Práticas de Ensino Supervisionado (PES). Na primeira parte, recorremos ao material por nós elaborado ao longo da PES nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar, bem como toda a literatura e legislação em vigor, articulando conhecimentos fundamentais para as nossas atividades letivas. Na segunda parte deste relatório, encontramos o trabalho de investigação em que procuramos definir e identificar as práticas de recreio das crianças em contexto escolar. Para isso, realizámos observação assente em três dimensões: práticas, espaços de interação e equipamentos de recreio. A partir das dimensões de observação feitas e da análise dos documentos formais analisados, construímos o corpus deste estudo, com o objetivo de estudar as atividades preferenciais das crianças em recreio, assim como os fatores que influenciam a consecução dessas mesmas atividades. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1. As atividades de recreio são intensas e envolventes em que as crianças perdem a noção do tempo em atividades realizadas em pleno prazer, curiosidade, liberdade e alegria; 2. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola mais importantes para as crianças, porque proporciona momentos de convívio e jogo livre, onde a socialização e a cooperação adquirem particular relevância; 3. A brincadeira livre está profundamente ligada à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida das crianças, nesta perspetiva devemos criar espaços desafiantes de exploração livre; 4. Os diferentes espaços (exterior e interior) para brincar na escola são fundamentais para a construção pedagógica dos professores, por isso a observação das atividades nestes contextos é necessária e basilar para o processo de desenvolvimento de certas competências das crianças; 5. As atividades de recreio devem assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização destes espaços devem ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa; 6. As escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos espaços letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos mais lúdicos e de recreação.
  • Tradução e adaptação transcultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
    Publication . Sousa, Ana Catarina Pereira Fernandes de; Amante, Maria João; Fonseca, Susana
    A educação especial, que visa a inclusão educativa e social, tem como objetivo promover igual oportunidade de acesso e participação nos contextos. Pretende possibilitar o sucesso educativo de crianças/jovens jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente, necessário para um futuro profissional, com a máxima autonomia e estabilidade emocional (Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008). Desta forma, intervém em crianças e jovens com necessidades educativas especiais com limitações na participação social, comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, e relacionamento interpessoal, de carácter permanente, de que resultam limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida (Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008). A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) tem um papel importante no ensino português tendo sido introduzida pelo Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro do Ministério da Educação que veio legislar a Educação Especial e reforçar a elaboração do relatório técnico pedagógico, preferencialmente por referenciação à CIF. A CIF versão crianças e jovens pode ser cotada utilizando o World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 Child and Youth (WHODAS 2.0 CY) que foi criado por um grupo de trabalho do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais versão cinco (DSM-5) (Scorza et al., 2013; Von Korff et al., 2008). O WHODAS 2.0 CY foi criado a partir da versão de adultos, WHODAS 2.0 de forma a poder corresponder às necessidades especificas das crianças e jovens. È um instrumento que permite a recolha de informação acerca das várias áreas contextuais da criança/jovem: compreensão e comunicação, mobilidade, cuidado pessoal, relação com os outros, atividades da vida diária e participação na sociedade. Foi desenvolvido por um grupo de trabalho em 2013 do tendo sido, posteriormente, traduzido e validado em Ruanda (Scorza et al., 2013). É um instrumento que tem um total de 36 itens de resposta através de uma escala de Likert. Este estudo, de carácter metodológico, visou a tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 CY para a Língua Portuguesa. O processo de adaptação seguiu as diferentes etapas: duas traduções para a Língua Portuguesa, uma síntese das duas versões (reconciliação), retroversão para a língua original (inglesa), comparação da retroversão com a original de forma a garantir a equivalência, avaliação por um comité de especialistas, pré-teste, retorno ao comité e relatórios acerca das escolhas ao nível da tradução. O instrumento foi realizado por um total de 43 participantes que foram convidados a verbalizar as dúvidas sobre o conteúdo dos itens do instrumento para que pudessem sugerir novas reformulações. Assim, a realização deste projeto, permitiu traduzir e adaptar uma escala que se reveste da maior importância, devido ao seu valor no auxílio ao diagnóstico e à sua utilidade para identificar quais as limitações decorrentes de uma situação de saúde e perceber melhor a perceção das crianças/adolescentes quanto a estes. Poderá ser, ainda, um contributo importante para a avaliação e intervenção nas escolas.
  • Recreio : organização do espaço e as interações: a atividade lúdica e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1º ciclo de ensino básico
    Publication . Luzio, Ana Carla Figueiredo; Eira, Paulo; Azevedo, António
    O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza qualitativa realizado no contexto de 1.º CEB que visa conhecer e compreender a atividade lúdica e de autoformação nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como em termos empíricos, às respostas aos questionários dirigidos aos professores do 1.º CEB. O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo teve como objetivo principal, analisar o lúdico como auxílio pedagógico na formação das crianças enquanto seres em “construção” permanente. O brincar e o jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A forma lúdica como a criança se insere no espaço de recreio, reflete a sua forma de pensar, agir e sentir. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes de atenção, memória e imaginação. Visto que os jogos e as brincadeiras são experiências que se correlacionam ao ambiente escolar, procuramos respaldar em embasamentos teóricos, através de pesquisas bibliográficas, observações e entrevista a professores, sobre a importância do lúdico em espaço de recreio para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e a forma como os professores vêem o espaço de recreio, como fundamental para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. As opiniões dos professores foram analisadas, procedendo-se a uma análise de conteúdo com categorias definidas a posteriori. O corpus deste estudo foi constituído pela transcrição das entrevistas efetuadas. No âmbito do estudo os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos, e é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola que mais atrai as crianças, porque proporciona momentos de lazer e convívio. Constitui, por isso, um local onde a socialização adquire particular relevância tanto pela interação entre pares como pela interação com os adultos. As brincadeiras permitem diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e cooperativa.
  • Influência da expressão e educação físico motora no desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico : contextos, perspetivas e participantes
    Publication . Canteiro, Andreia Filipa Alves; Eira, Paulo; Figueiredo, Abel
    A formação global da criança, na qual se integra a formação motora, deve ocupar um lugar de relevância na escola atual. Neste espaço, os alunos constroem o seu próprio conhecimento, e ao vivenciarem as aprendizagens de forma lúdica, potenciam o desenvolvimento de outras competências. O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza quantitativa realizado no contexto de 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Aveiro e de um Agrupamento de Escolas de Viseu que visa compreender a influência da Expressão e Educação Físico-Motora no desenvolvimento global da criança. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como, em termos empíricos, as respostas aos questionários dirigidos aos professoras do 1.º CEB. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1.º os professores atribuem muita importância às práticas motoras, constituindo-se como um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança; 2.º a Expressão e Educação Físico-Motora não têm sido uma realidade nas escolas do estudo, os professores apresentam como principais causas: a falta de condições de materiais, espaciais e de equipamentos como também a necessidade de formação, quer a nível da formação inicial quer a nível da formação contínua; 3.º os agrupamentos, as escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos nos quais circula a criança e que são promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos quadros letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos projetos mais lúdicos e de recreação; 4.º a Expressão e Educação Físico-Motora deve assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização deve ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa.
  • A importância do jogo lúdico na aprendizagem e na vida escolar da criança
    Publication . Morais, Graça Maria Fernandes; Figueiredo, Abel; Eira, Paulo
    No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio reflete o percurso nele efetuado. As intervenções realizadas em contexto de educação pré-escolar permitiram compreender a pertinência do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e como este constitui uma ferramenta facilitadora para o educador enquanto promotor de aprendizagens. Neste sentido, empreendemos uma investigação de índole qualitativa, em torno do jogo lúdico, neste ciclo de formação. Procuramos, por um lado, averiguar como aquele influência a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por outro lado, validar a sua utilidade, como estratégia de ensino, utilizada pelo educador. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: - O jogo tem um papel crucial para a aprendizagem e desenvolvimento (físico, motor, psicológico e cognitivo) completo e mais saudável das crianças do Jardim de Infância; - Permite que os papéis de educadores e crianças sejam realçados, na medida em que os primeiros podem aqui transmitir os seus conhecimentos bem como estratégias que adquiriram ao longo da experiência que têm comprovada. Já as crianças podem mostrar a sua essência e, através dela, enriquecer esse meio de aprendizagem; - As experiências livres são tão ou mais importantes que as delineadas (quer por meio de atividades diárias, quer por planos de atividades anuais, ou até planificações mensais) visto que é nelas que os educadores têm possibilidade de ver repercutido o seu trabalho; - A organização dos espaços é essencial, interior e exteriormente, tendo em conta que é neles que as crianças têm de se sentir seguras; estes espaços devem também ser potenciadores de convivências positivas, inter-relações criança-criança, educador-criança e auxiliar-criança de forma a incrementar a importância das relações (de amizade, respeito, colaboração, parceria, partilha, entre outras); - Os projetos também ganham um peso considerável ao envolverem pessoas de fora, para que mais uma vez, diferentes conhecimentos sejam transmitidos e enriquecidas as mentes destas crianças para o que as espera no futuro.
  • Actividade física e equilíbrio em idosos
    Publication . Lourenço, Lina Patrícia Lameiras; Figueiredo, Abel
    O objectivo do presente estudo foi compreender a relação entre os programas de actividade física com idosos e a melhoria das capacidades retardadoras do risco de queda, com especial relevância para o equilíbrio. Para alcançarmos este objectivo, desenhou-se uma intervenção profissional centrada no estudo de 31 idosos dos 55 aos 78 anos na freguesia de Fragosela em Viseu, acompanhada de uma investigação científica sobre o equilíbrio e o risco de quedas em idosos. Colocámos em prática o programa de treino Fallproof (Rose, 2005) que tem como objectivo melhorar o equilíbrio estático e dinâmico através de tarefas de equilíbrio na posição sentada (numa fitball) e de pé com modificações da postura, equilíbrio na posição de pé com os olhos abertos ou fechados (estar de pé sobre um apoio, caminhar colocando um pé directamente à frente do outro, com os pés juntos), aumento da força nos membros inferiores, transferências do peso corporal na posição sentada e de pé, aumento da complexidade dos padrões de marcha com mudanças de direcção e voltas, exercícios de coordenação entre o movimento da cabeça e do olhar, com redução da base de sustentação (tais como o chão da sala, colchões Airex e colchonetes), de coordenação entre membros inferiores e superiores (Rose, 2005). Na investigação científica pretendemos compreender melhor a problemática do equilíbrio e do risco de queda, assim como a sua relação com a actividade física intencionalmente orientada para o seu treino. Assim sendo foi desenhado um estudo centrado na avaliação do equilíbrio através da Bateria de Avaliação do Equilíbrio em idosos (Rose, 2005) e do teste levantar, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar (Rikli & Jones, 2008), tendo sido encontradas diferenças significativas em ambos os testes, p=0,000 e p=0,004, respectivamente. Relativamente às variáveis idade e anos de prática de actividade física, não foram encontrados resultados significativos relativamente ao equilíbrio nos idosos. Já na variável género, foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio em função do género no momento do pré-teste que desapareceram no momento pósteste, concluindo que o programa pode ter esbatido as diferenças entre género normalmente encontradas na literatura científica. Na generalidade, concluímos que um programa de exercitação de sete semanas com exercícios específicos de equilíbrio acompanhado de exercícios de força, resistência e flexibilidade, aumentam o equilíbrio e diminuem o risco de queda em idosos de 55 a 78 anos.
  • Maternidade na adolescência - implicações nos processos de socialização e vinculação Mãe-Filho
    Publication . Lourenço, Sara Alexandra Rodrigues; Albuquerque, Carlos
    RESUMO Portugal é o segundo país da Europa com um maior número de casos de gravidez na adolescência, estando este facto associado ao desencadeamento de muitos distúrbios psico-patológicos nesta faixa etária (INE, 2009). Face a este enquadramento, a presente investigação tem como objectivo avaliar a resposta de retração social em bebés de mães adolescentes com sintomatologia depressiva e ansiosa, 3 meses após o parto. Como instrumentos de medida serão utilizados a Escala Bonding, a The Alarm Distress de Bebe Scale (ADBB), a Postpartum Depression Screening Scale (PDSS) e o Inventário da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A amostra desta investigação será constituída por cerca de 150 mães adolescentes e respectivos bebés, residentes no interior da região centro de Portugal. A grande meta subjacente a este projecto de investigação é que o mesmo seja concretizado, de forma a deixar contributos empíricos para futuras estratégias orientadas para a prevenção de depressão e ansiedade no período pós-parto na adolescência, sustentadas pela elaboração de manuais de boas práticas.
  • A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
    Publication . Basílio, Ana Patrícia Pinto; Esteves, João Luís, orient.
    Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.
  • Treino mental e ansiedade pré-competitiva em nadadores da pré-competição da Escola de Natação Príncipe Perfeito
    Publication . Cavaleiro, José Paulo Vila Chã; Oliveira, Maria Teresa Mateus
    RESUMO GERAL Com este trabalho pretendemos abordar os aspectos relacionados com a ansiedadetraço e a ansiedade estado, a sua influência relativamente ao género, experiência e idade, assim como os aspectos relacionados com o treino mental e a sua inclusão no processo de treino num grupo de nadadores. Procurámos efectuar um trabalho que nos permita retirar ilações ou indicações, por forma a adaptarmos processos, metodologias e estratégias, possibilitando maior sucesso na actividade e, consequentemente, na performance e rendimento dos alunos. Para isso, recorremos à pesquisa e análise de estudos relativos a esta área, no sentido de procedermos correctamente na aplicação, quer dos questionários realizados (SCAT-C Martens, Vealey e Burton, 1990) e (CSAI-2 Martens e col., 1990), assim como na forma de implementação do treino mental. Estes instrumentos permitem-nos saber a predisposição para a ansiedade (ansiedade-traço - SCAT-C) e verificar os níveis de ansiedade estado (cognitiva, somática e autoconfiança – CSAI-2). O motivo que nos impulsionou para a temática do presente estudo foi o facto de sermos, desde há alguns anos, técnicos de natação e verificarmos, quer pela praxis, quer pelas referências teóricas, que a componente psicológica influencia o rendimento desportivo dos atletas. Para Lazarus (1991), a ansiedade é uma resposta a uma ameaça percebida, associada a uma incerteza relativamente ao que irá suceder. Pode ter um efeito facilitador ou inibidor da performance, dependendo isso da forma como o atleta interpreta os seus sintomas e da sua percepção de controlo sobre os acontecimentos (Eubank & Collins, 2000; Edwards, 2002). Na generalidade, constatámos que o processo de treino incluindo a dimensão psicológica, não se resume, simplesmente, aos aspectos técnicos, físicos e tácticos, tomando um carácter multidimensional, preparando os atletas para a melhoria do seu rendimento desportivo.
  • Valorização da expressão e educação físico-motora e da AFD; no 1º CEB
    Publication . Constante, Filipa Isabel Bernardo; Figueiredo, Abel
    RESUMO O objectivo da presente investigação é averiguar se o programa de Actividade Física e Desportiva, no âmbito das AEC’S veio interferir na abordagem da Expressão e Educação Físico-Motora, pelos professores titulares de turma. A amostra relativa aos professores do 1º Ciclo é constituída por 30 docentes, enquanto a amostra dos professores da Actividade Física e Desportiva, por 28. Ao nível da estatística descritiva foram utilizadas tabelas e gráficos para a exposição dos dados obtidos, recorrendo também à técnica correlacional. Para a recolha dos dados foram utilizados dois questionários, um para os professores do 1º Ciclo e outro para os professores da Actividade Física e Desportiva, dados esses posteriormente tratados, não só ao nível da estatística descritiva como também inferencial. Concluiu-se que muito embora os professores atribuam bastante importância a esta área, o número de professores titulares que abordavam sempre a EEFM diminuiu 27%, passando a existir 16% a não abordar a EEFM, daí que a entrada da Actividade Física e Desportiva veio interferir na abordagem da EEFM.