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Vulnerabilidade ao estresse laboral nos gestores educacionais
datacite.subject.fos | Ciências Médicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cabral, Lídia do Rosário | |
dc.contributor.author | Soares, Gillene de Lisboa | |
dc.date.accessioned | 2016-05-11T07:46:20Z | |
dc.date.available | 2019-04-07T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2016-04-07 | |
dc.date.submitted | 2015-12-28 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: A vulnerabilidade ao estresse, conjunto de fatores que levam a suscetibilidade ao adoecimento psicosocial. A vulnerabilidade ao estresse laboral, processo em que os indivíduos percebem demandas de trabalho como estresseores, as quais podem exceder sua habilidade de enfrentamento e provocar desequilíbrio no organismo. Objetivo Geral: Avaliar a vulnerabilidade ao estresse laboral nos gestores educacionais. Objetivos Específicos: Determinar a relação das variáveis sóciodemográficas (idade, sexo, estado cívil, escolaridade) influenciando a vulnerabilidade ao estresse e analisar as variáveis profissionais (concurso público ou privado, contrato, carga horária e salário) que se enquadram na vulnerabilidade ao estresse laboral. Metodologia: A pesquisa é descritiva, quantitativa e qualitativa. Na análise descritiva os dados categóricos são apresentados por tabelas e gráfico por frequência absoluta e relativas, enquanto que os dados quantitativos são apresentados por média e desvio-padrão. Estas últimas foram, inicialmente, submetidas ao teste de normalidade, comparando-as com a curva normal por meio do teste de Kolimogorov-Sminirnov (K-S), sendo todas classificadas como paramétricas. Em seguida, para comparar as médias das variáveis em relação ao escore total do QVS-23, foi realizado o Teste T de Student para amostras independentes ou análise de variância. Para analisar a associação entre as variáveis e a presença de vulnerabilidade ao estresse foi utilizado o teste do qui-quadrado de Peason (X2). Resultados: Na análise de regressão linear múltipla foi ajustada as variáveis escolaridade e situação funcional. Quanto a escolaridade, tomando como base os indivíduos com mestrado, aqueles que tinham apenas ensino superior e especialização estavam em situação de pior percepção de estresse, ou seja, aparentemente uma maior escolaridade pode significar um efeito protetor quanto a maior vulnerabilidade ao estresse. Neste sentido, considerando o valor do coeficiente de determinação (ß), o fato de ter especialização ou apenas ensino superior faz com que o escore da Escala QVS-23 seja elevado, na média em nove pontos. Em relação à situação funcional, encontrou-se que apenas a categoria contratado foi fator preditivo do escore total da Escala QVS-23; sugerimos que essa categoria tem, em média sete pontos mais do escore QVS-23 que os indivíduos quem são efetivados. Conclusão: Os resultados analisados da amostra constatou que, a ocorrência a vulnerabilidade ao estresse laboral é, de (36,3%), considerando o ponto de corte de 43 pontos, conforme a escala 23 QVS. Concluimos, portanto, a vulnerabilidade ao estresse laboral esteve estatisticamente associada à variável socio demográfica (escolaridade) e profissional (situação funcional) identificando essas variáveis como fator de risco, no ambiente de trabalho. Contudo, o número de observação não impede afirmar com certeza o fenômeno observado. A condição de trabalho vivenciada pelos profissionais no contexto escolar implica em considerável prevalência pelos gestores de estresse laboral, com repercussões biopsicossociais. Espera-se com os resultados deste estudo, possa beneficiar os trabalhadores. Palavras-chave: Vulnerabilidade, Vulnerabilidade ao Estresse, Estresse, Estresse Laboral, Gestores Educacionais. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Background: The vulnerability to stress, set of factors that lead to susceptibility to psychosocial illness. Vulnerability to work stress, a process in which individuals perceive work demands as estresseores, which may exceed their confronting ability and cause imbalance in the body. General Objective: To evaluate the vulnerability to work stress in educational managers. Specific Objectives: To determine the relationship of socio demographic variables (age, sex, marital status, education) influencing vulnerability to stress and analyze the professional variables (public or private tender, contract, working hours and salary) that fits the vulnerability to work stress. Methodology: The research is quali-quantitative and descriptive. In the descriptive analysis of categorical data are presented in tables and a chart for absolute and relative frequency, while the quantitative data are presented as mean and standard deviation. These have been initially submitted to normality test, comparing them with the standard curve by the Kolimogorov Sminirnov-test (K-S), which are all classified as parametric. Then, to compare the means of the variables in relation to the total score of QVS-23, it was held the Student's t test for independent samples or analysis of variance. To analyze the association between the variables and the presence of vulnerability to stress was used the chi-square Peason (X2). Results: In multiple linear regression analysis was adjusted the variables education and employment status. As for education, based on individuals with masters, those who had only higher education and specialization were in worse perceived stress, that is apparently that a higher education can mean a protective effect as the greater vulnerability to stress. In this sense, considering the value of the coefficient of determination (B), the fact that he specialization or higher education sector only makes the score of QVS-23 scale is high, the average of nine points. Regarding the functional situation, it was found that only the hired category was predictor of the total score of the scale QVS-23; We suggest that this category has an average of seven points higher in QVS-23 score than individuals who are hired. Conclusion: The results of the sample analysis found that the occurrence vulnerability to workplace stress is by (36.3%), considering the cut-off point of 43 points, as the 23 QVS scale. We conclude, therefore, vulnerable to work stress was significantly associated with sociodemographic variable - educational and professional functional -a situation, identifying these variables as risk factors in the workplace. However, the number of observation prevents not say with certainty the observed phenomenon. The working condition experienced by professionals in the school context implies considerable prevalence of work stress by managers with biopsychosocial repercussions. It is hoped that the results of this study may benefit workers. Key words: Vulnerability, Vulnerability to Stress, Stress, Laboral Stress, Educational Managers. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201141868 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3179 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Administradores educacionais | pt_PT |
dc.subject | Esgotamento profissional | pt_PT |
dc.subject | Stresse psicológico | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Burnout, professional | pt_PT |
dc.subject | Educational administrators | pt_PT |
dc.subject | Stress, psychological | pt_PT |
dc.title | Vulnerabilidade ao estresse laboral nos gestores educacionais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |