Publication
A importância da formação para famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A visão de professorese famílias
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Rilho, Ana Cristina Marques | |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T14:57:21Z | |
dc.date.available | 2020-12-15T14:57:21Z | |
dc.date.issued | 2020-01-01 | |
dc.description.abstract | A parentalidade é considerada uma das fases mais complicadas do ciclo vital de uma família, uma vez que a chegada de um filho acarreta novos papéis na vida do casal, envolve mudanças e impõe adaptações. O nascimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) traz implicações relevantes para todo o seu grupo familiar. A família encara inumeráveis desafios que podem causar um profundo impacto na família e nas interações entre os seus membros. A literatura indica evidências de que uma relação próxima entre a escola e a família pode ser o motor para a construção de práticas de ensino adequadas e para a promoção do desenvolvimento da criança, sobretudo no caso de crianças com NEE. A presente investigação teve como objetivos: (1) perceber a importância da formação para as famílias, direcionada para famílias de crianças com NEE, providenciada pela escola, (2) perceber se a formação para estas familías é potenciadora do sucesso da relação escola-família. Trata-se de um Estudo de Caso, que assenta numa metodologia qualitativa, no âmbito do paradigma construtivista. Foram efetuadas oito entrevistas semiestruturadas, quatro a professores de Educação Especial e quatro a famílias com crianças com Necessidades Educativas Especiais. As entrevistas foram construídas tendo por base de apoio o Questionário de Envolvimento Parental na Escola – versão para professores – QEPVPROF (Pereira, 2002); e o Questionário de Envolvimento Parental na Escola - versão para pais - EPVP (Pereira, 2002). A formação das famílias enquanto forma de intervenção socioeducativa tem sido alvo de um crescente interesse, tanto a nível internacional, como nacional. As mudanças ocorridas na estrutura social, familiar e na escola, são fatores que têm vindo a promover o desenvolvimento de iniciativas de intervenção neste domínio. Nas principais conclusões desta investigação, verifica-se que há necessidade de formação direcionada para as famílias com filhos com NEE, e quando desenvolvida, é considerada de extrema importância, já que: (1) conduziria ao fortalecimento da relação entre os intervenientes(família e escola); (2) potenciaria, por se realizar no e a partir do contexto escolar, imagens positivas do mesmo e dotaria as famílias de confiança no trabalho dos profissionais; (3) promoveria um trabalho de parceria que conduz a um maior sucesso escolar, e logo, a uma relação mais positiva e de bem-estar entre todos os intervenientes. A análise dos resultados possibilitou a proposta de sugestões para futuras investigações, considerando as limitações de natureza metodológica, o aumento do número de sujeitos, e também, o alargamento do estudo a mais figuras parentais e a outros contextos escolares, como por exemplo o ensino privado, assim como perceber se existem diferenças mediante os níveis de ensino em que os alunos se encontram. | pt_PT |
dc.description.abstract | Parenting is considered one of the most complicated phases of a family's life cycle, since the arrival of a children tails new roles in the couple's life, involves changes and imposes adaptations. The birth of a child with special educational needs (SEN) has relevant implications for the whole family. The family faces innumerable challenges that can have a profound impact on the family and on the interactions among its members. Literature indicates evidence that a close relationship between school and family maybe the driving force for the construction of appropriate teaching practices and for the promotion of child development, especially in the case of children with SEN. The present investigation had as objectives: (1) to understand the importance of training for families, aimed at families of children with SEN, provided by the school, (2) to understand if training for these families is a potentiator of the success of the school-family relationship . It is a Case Study, based on a qualitative methodology, within the framework of the constructivist paradigm. Eight semi-structured interviews were carried out, four to Special Education teachers and four to families with children with Special Educational Needs. The interviews were constructed based on the Parental Involvement in School Questionnaire - version for teachers - QEPVPROF (Pereira, 2002); and the Parental Involvement in School Questionnaire - version for parents - QEPVP (Pereira, 2002). The formation of families as a form of socio-educational intervention has been the target of an increasing interests, both internationally and nationally. Changes in the social, family and school structure are factors that have been promoting the development of intervention initiatives in this field. In the main conclusions of this investigation, it appears that there is a need for targeted training for families with children with SEN, and when developed, it is considered extremely important, since: (1) it would lead to the strengthening of the relationship between the actors (family and school); (2) potentiates, as it takes place in and from the school context, positive images of it and would give families confidence in the work of professionals; (3) it would promote partnership work that leads to greater school success, and therefore, to a more positive and well-being relationship between all stakeholders. The analysis of the results made it possible to propose suggestions for future investigations, considering the methodological limitations, the increase in the number of subjects, and also, the extension of the study to more parental figures and other school contexts, such as private education , as well as to understand if there are differences according to the levels of education in which the students are. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202555380 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6447 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Famílias de crianças com NEE | pt_PT |
dc.subject | relação escola-família | pt_PT |
dc.subject | formação para famílias | pt_PT |
dc.subject | Families of children with SEN | pt_PT |
dc.subject | school-family relationship | pt_PT |
dc.subject | family formation | pt_PT |
dc.title | A importância da formação para famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A visão de professorese famílias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- dissertação Ana Rilho- final.pdf
- Size:
- 1.85 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format