Repository logo
 
Publication

Ser aluno: porque e para que se aprende?

dc.contributor.authorAlbuquerque, Carlos
dc.contributor.authorCosta, José
dc.contributor.authorAlmeida, Vera Lúcia Fernandes
dc.date.accessioned2011-01-28T17:34:37Z
dc.date.available2011-01-28T17:34:37Z
dc.date.issued2004-10
dc.description.abstractNumerosos são os estudos, desenvolvidos especificamente no âmbito da educação, que tentam demonstrar os diferentes aspectos implicados na aquisição de saberes; acção essa a que se dá o nome de aprendizagem. O acto de aprender deve ser entendido como uma acção dinâmica. Quando um sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador. Se partimos do sentido etimológico, a palavra educativo significa “conduzir a partir de”(Atwater & Riley (1993:662); verificamos assim a interacção com o contexto do meio envolvente. Aprender é uma construção que envolve toda a actividade do ser humano: biológica, psicológica, social e cultural, nos seus múltiplos aspectos. Neste sentido, o presente artigo, inscreve-se na preocupação de se analisar, se bem que sucintamente, a pertinência de duas importantes questões, submersas no contexto da aprendizagem: Porque se aprende? Para que se aprende? Na abordagem à primeira questão, surgirá a definição de aprendizagem bem como a referência, inevitável, à motivação que nos move para esta mesma aprendizagem, porquê motivo este processo nos é inédito e em que contexto ocorre. Na abordagem à segunda questão, chamaremos a atenção para as razões que nos levam a aprender, assim como será colocada em relevo a importância da aprendizagem para a nossa construção/edificação enquanto pessoa. Nesta ordem de ideias, não podemos igualmente deixar de falar na acção que a dialéctica aluno-professor exerce neste processo.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/554
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries30;
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleSer aluno: porque e para que se aprende?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage156por
oaire.citation.startPage148por
oaire.citation.titleMilleniumpor
person.familyNameDE SOUSA ALBUQUERQUE
person.familyNameCosta
person.givenNameCARLOS MANUEL
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id9B1E-D9AA-1C3F
person.identifier.orcid0000-0002-2297-0636
person.identifier.orcid0000-0002-5591-3814
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515
relation.isAuthorOfPublication72233333-1929-4905-9171-a44c853ed04a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ser aluno.pdf
Size:
186.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: