Publication
Ser aluno: porque e para que se aprende?
dc.contributor.author | Albuquerque, Carlos | |
dc.contributor.author | Costa, José | |
dc.contributor.author | Almeida, Vera Lúcia Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2011-01-28T17:34:37Z | |
dc.date.available | 2011-01-28T17:34:37Z | |
dc.date.issued | 2004-10 | |
dc.description.abstract | Numerosos são os estudos, desenvolvidos especificamente no âmbito da educação, que tentam demonstrar os diferentes aspectos implicados na aquisição de saberes; acção essa a que se dá o nome de aprendizagem. O acto de aprender deve ser entendido como uma acção dinâmica. Quando um sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador. Se partimos do sentido etimológico, a palavra educativo significa “conduzir a partir de”(Atwater & Riley (1993:662); verificamos assim a interacção com o contexto do meio envolvente. Aprender é uma construção que envolve toda a actividade do ser humano: biológica, psicológica, social e cultural, nos seus múltiplos aspectos. Neste sentido, o presente artigo, inscreve-se na preocupação de se analisar, se bem que sucintamente, a pertinência de duas importantes questões, submersas no contexto da aprendizagem: Porque se aprende? Para que se aprende? Na abordagem à primeira questão, surgirá a definição de aprendizagem bem como a referência, inevitável, à motivação que nos move para esta mesma aprendizagem, porquê motivo este processo nos é inédito e em que contexto ocorre. Na abordagem à segunda questão, chamaremos a atenção para as razões que nos levam a aprender, assim como será colocada em relevo a importância da aprendizagem para a nossa construção/edificação enquanto pessoa. Nesta ordem de ideias, não podemos igualmente deixar de falar na acção que a dialéctica aluno-professor exerce neste processo. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/554 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 30; | |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Ser aluno: porque e para que se aprende? | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 156 | por |
oaire.citation.startPage | 148 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
person.familyName | DE SOUSA ALBUQUERQUE | |
person.familyName | Costa | |
person.givenName | CARLOS MANUEL | |
person.givenName | José | |
person.identifier.ciencia-id | 9B1E-D9AA-1C3F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2297-0636 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5591-3814 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515 | |
relation.isAuthorOfPublication | 72233333-1929-4905-9171-a44c853ed04a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8a37caa0-40ca-4f15-b8d7-11bb6f4f4515 |