Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
186.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Numerosos são os estudos, desenvolvidos especificamente no âmbito da educação, que tentam demonstrar os diferentes aspectos implicados na aquisição de saberes;
acção essa a que se dá o nome de aprendizagem.
O acto de aprender deve ser entendido como uma acção dinâmica. Quando um
sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador.
Se partimos do sentido etimológico, a palavra educativo significa “conduzir a
partir de”(Atwater & Riley (1993:662); verificamos assim a interacção com o contexto
do meio envolvente.
Aprender é uma construção que envolve toda a actividade do ser humano: biológica, psicológica, social e cultural, nos seus múltiplos aspectos.
Neste sentido, o presente artigo, inscreve-se na preocupação de se analisar, se
bem que sucintamente, a pertinência de duas importantes questões, submersas no contexto da aprendizagem:
Porque se aprende?
Para que se aprende?
Na abordagem à primeira questão, surgirá a definição de aprendizagem bem
como a referência, inevitável, à motivação que nos move para esta mesma aprendizagem, porquê motivo este processo nos é inédito e em que contexto ocorre.
Na abordagem à segunda questão, chamaremos a atenção para as razões que
nos levam a aprender, assim como será colocada em relevo a importância da aprendizagem para a nossa construção/edificação enquanto pessoa. Nesta ordem de ideias, não podemos igualmente deixar de falar na acção que a dialéctica aluno-professor exerce
neste processo.
Description
Keywords
Educação Aprendizagem
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu