Repository logo
 
Publication

Integração social de crianças ciganas na escola pública

dc.contributor.advisorAmante, Maria João
dc.contributor.advisorFonseca, Susana
dc.contributor.authorGomes, Madalena Amaro Pereira
dc.date.accessioned2014-05-07T13:58:09Z
dc.date.available2014-05-07T13:58:09Z
dc.date.issued2011-05
dc.description.abstractRESUMO Na actualidade, em Portugal, a integração social de indivíduos ciganos continua a ser um processo difícil. A etnia cigana continua a ser segregada no acesso à habitação, no acesso ao mercado de trabalho e até no acesso à educação. É neste seguimento que surge este trabalho de projecto, com o objectivo de investigar a problemática da integração social de crianças de etnia cigana na Escola Pública. Este estudo pretende conhecer melhor a realidade das crianças ciganas na escola, nomeadamente se estas estão ou não integradas socialmente na mesma, os indicadores e os factores facilitadores dessa integração. No âmbito da presente investigação foram efectuadas entrevistas a professores do 1º ciclo com o intuito de obter indicadores que nos permitissem construir um questionário, válido, capaz de avaliar a integração social das crianças de etnia cigana na escola. Este questionário será aplicado em seis escolas EB1 do concelho de Viseu, todas elas com elevada frequência de crianças de etnia cigana, e será respondido pelo professor responsável por cada turma. Espera-se que este estudo possa despertar um maior interesse e curiosidade por este tema e que possa servir de inspiração para a construção de trabalhos futuros nesta área.por
dc.description.abstractABSTRACT Nowadays, in Portugal, the gipsy individual’s social integration it´s still a hard process. This ethnic group continues to suffer segregation in the access to habitation, work, market and even to education. It´s in this context that the project works is developed, with the purpose to investigate the gipsy children social integration at public school problematic. This study intends to know better the reality in school of these children, especially if they are socially integrated and the factor and indicator of this integration. Because of this research, where made several interview by teachers, in order to obtain a questionnaire to assess capable to know if there are social integration of gipsy children in school. This questionnaire will be applied in six different schools from Viseu, all them with high frequency of gipsy children, and this questionnaire will be answer by the teacher responsible from each class. We hope that this study bring a big interest and curiosity about this theme and that others let them be inspired, so that we can have many works about this theme, in the future.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2119
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectEtnia Ciganapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.titleIntegração social de crianças ciganas na escola públicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
INTEGRAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS CIGANAS NA ESCOLA PÚBLICA.pdf
Size:
639.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: