Repository logo
 
Publication

Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referência

dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorCanavarro, Ana Paula
dc.date.accessioned2013-12-19T20:17:07Z
dc.date.available2013-12-19T20:17:07Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifi que e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na análise da prática de ensino de uma professora experiente numa aula do 3.º ciclo. A recolha de dados foi realizada através da observação de aulas, com registo vídeo, análise documental e entrevistas à professora, antes e após a aula. Na prática da professora identifi ca-se um vasto repertório de ações e intenções que se enquadram na perspetiva de ensino exploratório que temos vindo a caracterizar, mas sobressaem também diversas singularidades que devem ser entendidas no contexto em que essa prática ocorre. Verifi ca-se uma forte intencionalidade da professora em apoiar os alunos no estabelecimento de conexões com aprendizagens anteriores e reforçar processos matemáticos transversais, o que baliza as suas ações, em cada fase da aula. A partir deste estudo discutem-se as potencialidades que um quadro sobre o ensino exploratório apresenta para a investigação sobre este tipo de prática e a formação de professores de matemática.por
dc.description.sponsorshipFCT - PTDC/CPE-CED/098931/2008por
dc.identifier.citationOliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2013). Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, 22(2), 30–53.por
dc.identifier.issn0872-3915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1957
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapor
dc.relationP3Mpor
dc.subjectEnsino exploratóriopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPrática do professorpor
dc.subjectAçõespor
dc.subjectIntençõespor
dc.subject3.º ciclo do ensino básicopor
dc.titleConceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referênciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage53por
oaire.citation.startPage30por
oaire.citation.titleQuadrantepor
oaire.citation.volume22(2)por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
_Quadrante_XXII_2_2013_pp029-054_52a5bafb92acd.pdf
Size:
358.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: