Publication
Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referência
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Canavarro, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2013-12-19T20:17:07Z | |
dc.date.available | 2013-12-19T20:17:07Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifi que e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na análise da prática de ensino de uma professora experiente numa aula do 3.º ciclo. A recolha de dados foi realizada através da observação de aulas, com registo vídeo, análise documental e entrevistas à professora, antes e após a aula. Na prática da professora identifi ca-se um vasto repertório de ações e intenções que se enquadram na perspetiva de ensino exploratório que temos vindo a caracterizar, mas sobressaem também diversas singularidades que devem ser entendidas no contexto em que essa prática ocorre. Verifi ca-se uma forte intencionalidade da professora em apoiar os alunos no estabelecimento de conexões com aprendizagens anteriores e reforçar processos matemáticos transversais, o que baliza as suas ações, em cada fase da aula. A partir deste estudo discutem-se as potencialidades que um quadro sobre o ensino exploratório apresenta para a investigação sobre este tipo de prática e a formação de professores de matemática. | por |
dc.description.sponsorship | FCT - PTDC/CPE-CED/098931/2008 | por |
dc.identifier.citation | Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2013). Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, 22(2), 30–53. | por |
dc.identifier.issn | 0872-3915 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1957 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | por |
dc.relation | P3M | por |
dc.subject | Ensino exploratório | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Prática do professor | por |
dc.subject | Ações | por |
dc.subject | Intenções | por |
dc.subject | 3.º ciclo do ensino básico | por |
dc.title | Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo param a elaboração de um quadro de referência | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 53 | por |
oaire.citation.startPage | 30 | por |
oaire.citation.title | Quadrante | por |
oaire.citation.volume | 22(2) | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- _Quadrante_XXII_2_2013_pp029-054_52a5bafb92acd.pdf
- Size:
- 358.36 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: