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Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos

dc.contributor.authorMartins, Conceição
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.contributor.authorMoreira, Teresa
dc.contributor.authorChaves, Cláudia
dc.date.accessioned2017-11-03T10:02:55Z
dc.date.available2017-11-03T10:02:55Z
dc.date.issued2017-08
dc.description.abstractCONTEXTO: A exposição recorrente a situações de Stress pode levar a Burnout, síndrome psicológica em resposta a fatores de Stress crónicos no trabalho. O ensino de Enfermagem desperta interesse relativamente ao Stress e Burnout dos futuros enfermeiros, pois considera-se que os estudantes vivenciam situações, que sendo stressantes para os enfermeiros, também o podem ser para eles. OBJETIVO(S): Identificar situações indutoras de Stress e Burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos; Analisar a influência das variáveis sociodemográficas e académicas no Stress e Burnout. METODOLOGIA: Estudo quantitativo e descritivo e correlacional. Amostra de 236 estudantes em ensino clínico, recolha de dados com questionário sociodemográfico e caracterização académica, Escala KEZKAK e Inventário de Burnout de Maslach. RESULTADOS: A amostra demonstra índices de saúde baixos; Os enfermeiros estão vulneráveis ao stress; O stress produzido pelas circunstâncias organizacionais, a totalidade da amostra revela elevados índices de stress e o seu bem-estar biopsicossocial, manifestamente afetado. CONCLUSÕES: Amostra maioritariamente feminina (78.4%), idade média 21.17 anos (.2.487 Anos); prevalência de estudantes a frequentarem o 3º e 4º ano (42.8% vs. 43.2%). Predomínio de Stress moderado (47.0%). Situações que causam Stress aos estudantes: “Não controlar a relação com o doente/utente” 49.36 (±16.458), “Falta de competência” (M=48.55; ±21.043), “Relação com supervisor e colegas” (M=44,95), “Sobrecarga” (M=40,85), “Impotência e incerteza” (M=44.43). Prevalência de baixo Burnout com percentuais mais elevados em todas as variáveis sociodemográficas e académicas. As variáveis sociodemográficas e académicas com significado estatístico no Burnout foram o sexo, a idade e a coabitação em tempo de aulas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, C., Campos, S., Duarte, J., Martins, R., Moreira, T., & Chaves, C. (2017). Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, espec 5, 25-32. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0163pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0163pt_PT
dc.identifier.issn1647-2160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4694
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherASPESMpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://issuu.com/spesm/docs/revista_especial_5_finalpt_PT
dc.subjectStress psicológicopt_PT
dc.subjectEsgotamento profissionalpt_PT
dc.subjectEducação em enfermagempt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.titleSituações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issueEspecial 5, (Agosto, 2017)pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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