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Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos
dc.contributor.author | Martins, Conceição | |
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Duarte, João | |
dc.contributor.author | Martins, Rosa | |
dc.contributor.author | Moreira, Teresa | |
dc.contributor.author | Chaves, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2017-11-03T10:02:55Z | |
dc.date.available | 2017-11-03T10:02:55Z | |
dc.date.issued | 2017-08 | |
dc.description.abstract | CONTEXTO: A exposição recorrente a situações de Stress pode levar a Burnout, síndrome psicológica em resposta a fatores de Stress crónicos no trabalho. O ensino de Enfermagem desperta interesse relativamente ao Stress e Burnout dos futuros enfermeiros, pois considera-se que os estudantes vivenciam situações, que sendo stressantes para os enfermeiros, também o podem ser para eles. OBJETIVO(S): Identificar situações indutoras de Stress e Burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos; Analisar a influência das variáveis sociodemográficas e académicas no Stress e Burnout. METODOLOGIA: Estudo quantitativo e descritivo e correlacional. Amostra de 236 estudantes em ensino clínico, recolha de dados com questionário sociodemográfico e caracterização académica, Escala KEZKAK e Inventário de Burnout de Maslach. RESULTADOS: A amostra demonstra índices de saúde baixos; Os enfermeiros estão vulneráveis ao stress; O stress produzido pelas circunstâncias organizacionais, a totalidade da amostra revela elevados índices de stress e o seu bem-estar biopsicossocial, manifestamente afetado. CONCLUSÕES: Amostra maioritariamente feminina (78.4%), idade média 21.17 anos (.2.487 Anos); prevalência de estudantes a frequentarem o 3º e 4º ano (42.8% vs. 43.2%). Predomínio de Stress moderado (47.0%). Situações que causam Stress aos estudantes: “Não controlar a relação com o doente/utente” 49.36 (±16.458), “Falta de competência” (M=48.55; ±21.043), “Relação com supervisor e colegas” (M=44,95), “Sobrecarga” (M=40,85), “Impotência e incerteza” (M=44.43). Prevalência de baixo Burnout com percentuais mais elevados em todas as variáveis sociodemográficas e académicas. As variáveis sociodemográficas e académicas com significado estatístico no Burnout foram o sexo, a idade e a coabitação em tempo de aulas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, C., Campos, S., Duarte, J., Martins, R., Moreira, T., & Chaves, C. (2017). Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, espec 5, 25-32. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0163 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0163 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-2160 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4694 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ASPESM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://issuu.com/spesm/docs/revista_especial_5_final | pt_PT |
dc.subject | Stress psicológico | pt_PT |
dc.subject | Esgotamento profissional | pt_PT |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.title | Situações indutoras de stress e burnout em estudantes de enfermagem nos ensinos clínicos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 32 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Especial 5, (Agosto, 2017) | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |