Publication
Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos Tecnológicos
dc.contributor.advisor | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.advisor | Rego, Belmiro | |
dc.contributor.author | Coutinho, Nádia Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T11:34:53Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T11:34:53Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.description.abstract | Inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge a realização do presente Relatório Final de Estágio (RFE) que tem como objetivo refletir e evidenciar a relevância do percurso realizado ao longo de todas as práticas de ensino supervisionada, assim como apresentar o projeto de investigação desenvolvido relacionado com as perceções dos/as professores/as do 1.º CEB em relação à utilização de recursos tecnológicos com alunos/as com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este relatório é constituído por duas partes, sendo a primeira referente à reflexão crítica das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE). Relativamente à segunda parte, é apresentado o projeto de investigação, com a seguinte questão central “Quais as perceções dos professores/as do 1.º CEB em relação à utilização de recursos tecnológicos com alunos/as com PEA?”. Para o efeito, definimos os seguintes objetivos: i) reconhecer as potencialidades dos recursos tecnológicos no ensino dos/as alunos/as com PEA; ii) compreender o que pode ser alterado no que concerne às tecnologias adaptadas a alunos/as com PEA; iii) conhecer as dificuldades dos/as professores/as no que concerne à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); iv) conhecer novos modelos de trabalho, utilizando as TIC. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter quantitativo, uma vez que a recolha de dados tem como principal finalidade a obtenção de descrições, relações e explicações estatísticas. Assim sendo, utilizamos como instrumento de recolha de dados o questionário. Para selecionar a amostra recorreu-se ao método de amostragem não probabilística, tendo sido feita uma seleção por conveniência, uma vez que se tornou como amostra os elementos da população com acesso à internet, disponível para receber o link do questionário através das redes sociais. O envio do questionário permitiu a utilização do método de snowball, dado que permitiu que os inquiridos partilhassem o questionário com outros potenciais inquiridos. Assim sendo, a amostra é constituída por 72 docentes. Após a realização do estudo, os resultados obtidos levam-nos a concluir que a utilização das TIC originam mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se ainda que, as TIC são uma ferramenta muito benéfica para indivíduos com PEA devido às suas caraterísticas apelativas em termos visuais, sendo sem dúvida um facilitador de aprendizagem. No entanto, concluímos que os profissionais têm consciência da importância do papel das TIC, mas aparentam ter dificuldade em colocar em prática uma intervenção que explore verdadeiramente as potencialidades destes recursos, por falta de equipamentos ou por falta de formação. Considera-se, assim, relevante os docentes terem formação sobre o modo como podem integrar as TIC nas suas práticas pedagógicas com o intuito de promover a aprendizagem, a comunicação e a inclusão das crianças. Em conformidade com Rodrigues (2019) é relevante começar a pensar na importância da utilização das mesmas, uma vez que são vantajosas para a educação, ampliando as fronteiras, aumentando as oportunidades de aprendizagem e desenvolvendo competências dos/as alunos/as com a problemática em questão. | pt_PT |
dc.description.abstract | As part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, this Final Internship Report is produced, which aims to reflect and highlight the relevance of the path carried out throughout all supervised teaching practices, as well as how to present the research project developed related to the perceptions of the teachers of the 1st CEB in relation to the use of technological resources with students with Autism Spectrum Disorder. This report consists of two parts, the first referring to the critical reflection of the curricular units Supervised Teaching Practice I and II, taking place in the 1st Cycle of Basic Education and in Pre-School Education. Regarding the second part, the research project is presented, with the following central question “What are the perceptions of the teachers of the 1st CEB in relation to the use of technological resources with students with ASD?”. To this end, we defined the following objectives: i) Recognize the potential of technological resources in the teaching of students with ASD; ii) Understand what can be changed with regard to technologies adapted to students with ASD; iii) Knowing the difficulties of teachers regarding the use of information and communication technologies; iv) Know new work models, using ICT. As for the methodology, it is a quantitative study, since the main purpose of the study's data collection is to obtain statistical descriptions, relationships and explanations. In order to select the sample, the non-probabilistic sampling method was used, with a selection for convenience, since the elements of the population with internet access, available to receive the questionnaire link through social networks, became the sample. Sending the questionnaire allowed the use of the snowball method, as it allowed respondents to share the questionnaire with other potential respondents. Therefore, the sample consists of 72 teachers. After carrying out the study, the results obtained lead us to conclude that the use of ICT causes significant changes in the teaching-learning process, making education better at all levels. It is also considered that ICTs are a very beneficial tool for individuals with ASD due to their appealing features in visual terms, being undoubtedly a learning facilitator. However, we conclude that professionals are aware of the importance of the role of ICT, but seem to have difficulty putting into practice an intervention that truly explores the potential of these resources, due to lack of equipment or lack of training. Therefore, it is considered relevant for teachers to be trained on how they can integrate ICT in their pedagogical practices in order to promote children learning, communication and inclusion. According to Rodrigues (2019), it is important to start thinking about the importance of using them, since they are advantageous for education, expanding borders, increasing learning opportunities and developing students' skills with the problem in question. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203185684 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7575 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.subject | recursos tecnológicos | pt_PT |
dc.subject | inclusion | pt_PT |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_PT |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_PT |
dc.subject | technological resources | pt_PT |
dc.title | Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos Tecnológicos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 123-Relatório final-2081-1-4-20230116.pdf
- Size:
- 2.19 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: