Publication
Comunidade de diáspora em Montreal: uma primeira aproximação - imigração portuguesa e o papel da instituição escolar no Quebec nos séculos XXe XXI
dc.contributor.author | Silva, Nilce da | |
dc.date.accessioned | 2010-12-09T18:11:46Z | |
dc.date.available | 2010-12-09T18:11:46Z | |
dc.date.issued | 2007-05 | |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de pesquisa exploratória, realizada na cidade de Montreal, subsidiada pelo governo canadense no ano de 2006, e das reflexões que têm sido feitas acerca da relação entre o mundo lusófono e a instituição escolar no âmbito do grupo de pesquisa, ensino e extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social: o papel da instituição escolar – certificado pela Universidade de São Paulo – que conta com o apoio do CNPq e da FAPESP. A partir de contato com comunidade de diáspora portuguesa em Montreal e de um breve resgate da história da lusofonia, discutiremos a semiperifericidade econômico-social de Portugal – apesar de ter construído o mais longo império colonial da história da humanidade e, decorrente desta situação de antiga metrópole, analisaremos o papel da instituição escolar no contexto montrealense no sentido da difusão da língua e da cultura lusófona. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/396 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 33; | |
dc.subject | Quebec | por |
dc.subject | Imigração portuguesa | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Comunidade de diáspora em Montreal: uma primeira aproximação - imigração portuguesa e o papel da instituição escolar no Quebec nos séculos XXe XXI | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 185 | por |
oaire.citation.startPage | 175 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |