Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEB

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.advisorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorPresas, Rosângela Alves
dc.date.accessioned2017-01-25T14:49:55Z
dc.date.available2017-01-25T14:49:55Z
dc.date.issued2016-06-13
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractpresente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), compreende duas valências. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das PES, onde é feita uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é referente ao trabalho investigativo. Assim, a base para a elaboração deste estudo foi a seguinte questão-problema: “A exploração de contos de tradição oral pode constituir uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da Oralidade, em alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) integrados em turmas de falantes nativos?” Trata-se de um estudo de caso, de uma criança congolesa, sendo uma investigação de cariz descritivo. Deste modo, recorreu-se a instrumentos de recolha de dados inerentes à investigação qualitativa, tais como, observação participante, notas de campo e gravações de áudio. Após realizado o enquadramento teórico, baseado no tema do estudo, concretizou-se uma análise dos resultados obtidos, dando a conhecer as conclusões obtidas. Toda a investigação aborda o uso de uma estratégia de ensino, em sala de aula, sendo ela o trabalho com os contos de tradição oral, que permita à criança congolesa do estudo, desenvolver a sua oralidade.pt_PT
dc.description.abstractThis Report of Final Practice was developed under the Course of Supervised Teaching Practice (PES, from “Prática de Ensino Supervisionada”, course name in Portuguese), which is part of the Master's curriculum in Preschool Education (PE) and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE). It includes two distinct parts. The first part focuses on the practices carried out along the PES, consisting mainly in a reflection and analysis of the work done in both contexts. The second part of this report represents the research done. This study aims at contributing to answer the question " The exploitation of tales of oral tradition can be an effective strategy for the development of oral language in students of PLNM integrated into classes of native speakers?". The research is based on a case study of a Congolese child and represents mainly a descriptive and qualitative nature. Therefore,it makes use of various data collection instruments associated with qualitative research, such as participant observation, field notes and audio recordings. After the theoretical and conceptual framework of the study, an analysis of the results is presented, showing the conclusions drawn from the research. All the research deals with the use of a teaching strategy, in the classroom, it being the work with the tales of oral tradition, which enables the child to the Congolese study, develop their oral language.pt_PT
dc.identifier.tid201561026
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4097
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da oralidadept_PT
dc.subjectcontos de tradição oralpt_PT
dc.subjectlíngua maternapt_PT
dc.subjectaquisição de língua segundapt_PT
dc.subjectbilinguismopt_PT
dc.subjectDevelopment of oral languagept_PT
dc.subjecttales from the oral traditionpt_PT
dc.subjectmother tonguept_PT
dc.subjectsecond language acquisitionpt_PT
dc.subjectbilingualismpt_PT
dc.titlePrática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rosângela Alves 9801.pdf
Size:
2.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: