Repository logo
 
Publication

Epistemologia das ciências da educação: a emergência de uma Ciência da Educação e o papel fundamental da Filosofia da Educação

dc.contributor.authorPolónio, Diogo Maria de Matos
dc.date.accessioned2011-02-03T12:23:26Z
dc.date.available2011-02-03T12:23:26Z
dc.date.issued1997-03
dc.description.abstractÉ preciso reconhecer que reina grande desordem na terminologia e que as interferências e confusões entre ensino, educação e pedagogia são numerosas e complexas. Não vamos, aqui, reflectir sobre esta problemática, mas apenas referir brevemente a evolução do conceito de educação. Assim sendo, a partir de 1690 - altura em que se pode ler no dicionário de Antoine Furetiére que educar consiste em alimentar crianças e cultivar o seu espírito quer por meio da ciência, quer pelos bons costumes- foram propostas centenas de definições de educação. Vamos apontar apenas duas que ilustram perfeitamente que as diferenças de estilo e de conteúdo entre elas conduzem à impossibilidade de compreender as definições de educação sem ter em conta um contexto muito mais lato do que o da simples relação educador-educando. Para Durkheim, educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tendo, por objectivo, suscitar na criança um determinado número de estados físicos, intelectuais e morais que a sociedade política, no seu conjunto, e o meio social , ao qual está particularmente destinada, reclamam.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/709
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries6;
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectCiências da Educaçãopor
dc.titleEpistemologia das ciências da educação: a emergência de uma Ciência da Educação e o papel fundamental da Filosofia da Educaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Epistemologia das ciências da educação.pdf
Size:
223.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: