dc.contributor.author | Fernandes, Didiana | |
dc.contributor.author | Vieira, Isabel | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T16:15:47Z | |
dc.date.available | 2017-01-31T16:15:47Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | As mudanças nos objetivos e características do ensino que vêm com a criação de um modelo pedagógico que o aluno tem consigo os meios necessários para ser sujeito da sua formação (Escola Nova) criaram um novo paradigma no ensino, que a declaração de Bolonha veio enfatizar, chamando a atenção para a importância do desenvolvimento de competências, bem como para o papel que o ensino pode desempenhar no desenvolvimento sustentável de um país, dentre outros fatores. Este modelo provocou uma redefinição do papel dos professores e dos alunos. Como resposta a este desafio, um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), decidiu desenvolver um projeto pedagógico no âmbito da licenciatura em turismo que fosse ao encontro do processo de Bolonha e, para o efeito, foram envolvidos docentes, discentes e stakeholders. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que utiliza uma metodologia de desenvolvimento de trabalhos e de acções interdisciplinares centradas na rentabilização de sinergias entre as necessidades e as ofertas de formação em turismo. Passados sete anos da implementação do projeto os resultados são muito animadores, quer pelo impacto positivo que tiveram na área de atuação e junto dos grupos interessados, quer pela significativa melhoria que proporcionaram no conhecimento, desenvolvimento das competências, resultados obtidos na avaliação e inserção dos discentes na vida ativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8472-61-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4288 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo | pt_PT |
dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_PT |
dc.subject | Gestão do património | pt_PT |
dc.subject | Stakeholders | pt_PT |
dc.subject | Promoção do património local | pt_PT |
dc.title | Multidisciplinaridade e metodologias pró-ativas no ensino do turismo | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Perspetivas contemporâneas em turismo – TMS Conference series | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |