Repository logo
 
Publication

Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.date.accessioned2021-04-26T07:53:17Z
dc.date.available2021-04-26T07:53:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA ideia de professor/a investigador/a tem uma herança pedagógica muito rica. No atual enquadramento da formação inicial de professores em Portugal existe a expectativa de que os futuros professores desenvolvam uma atitude investigativa o que tem conduzido à introdução de trabalho de investigação em ligação com as práticas de ensino supervisionadas. Neste capítulo, analisam-se estudos realizados acerca da perspetiva dos formandos sobre a experiência de realizar investigação durante a formação. Com esta análise de resultados, pretende-se destacar a variabilidade existente do ponto de vista das formas de experienciar o processo. Esta variabilidade articula-se com as possibilidades distintas de propósito para a introdução de trabalhos de pesquisa na formação inicial. Num processo complexo como a formação inicial, o conhecimento das experiências e a atenção ao propósito, rumo e resultado das práticas revela-se essencial. Este capítulo inclui, ainda, um foco na especificidade da Educação de Infância nestes processos formativos.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of teacher/researcher has a very rich pedagogical heritage. In the current framework of initial teacher education in Portugal, future teachers are expected to develop a research attitude through the introduction of research work in connection with supervised teaching practices. This chapter presents an analysis of studies on the student teachers' perspective on the experience of conducting research during their initial teacher education. This analysis of the studies’ results aims at highlighting the existing variability of ways of experiencing the process. This variability is linked to the different possibilities or purposes for the introduction of research work in initial teacher education. In a complex process such as initial teacher education, knowledge of experiences and attention to the purpose, direction and result of practices is essential. This chapter also includes a focus on the specificity of early childhood education in these education processes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, M. P. (2020). Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, & M. P. Figueiredo (Eds.), Aprender é coisa séria: Contributos para a construção do saber escolar I (pp. 3–19). Escola Superior de Educação de Viseu.pt_PT
dc.identifier.doi10.34633/978-989-54743-0-1pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6735
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação sobre as práticaspt_PT
dc.subjectProfessor investigadorpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectTeacher-researchpt_PT
dc.subjectPractitioner researchpt_PT
dc.subjectInitial teacher educationpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.titleInvestigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
capmaria_Aprender é Coisa Séria - contributos para a construção do saber escolar.pdf
Size:
519.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format