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Abstract(s)
O ensino da Matemática ocorre em situações de comunicação entre o professor e os alunos. Para que esta comunicação tenha lugar é necessária a existência de um ambiente de aprendizagem em que os participantes se encontrem predispostos a compartilhar significados. As atitudes do professor e dos alunos são fundamentais para a criação deste ambiente, que é favorecido se o discurso da aula é agradável, aberto à participação de todos e respeitador da diversidade de perspetivas.
Desde que a perspetiva socioconstrutivista afirmou que a aprendizagem se produz por construção e reconstrução de significados, num espaço de interação e negociação de significados, os professores procuram apresentar aos alunos situações matemáticas desafiantes que favoreçam o aparecimento de ruturas cognitivas. Estas ruturas acontecem quando os alunos são confrontados com tarefas matemáticas não rotineiras, frequentemente em situações inesperadas, que lhes provocam desequilíbrios cognitivos e os obrigam a pensar outside the box.
O humor permite que estas condições para a ocorrência da aprendizagem da Matemática se possam verificar, uma vez que este, por um lado, facilita a comunicação na sala de aula por criar um clima distenso e agradável e, por outro lado, pode proporcionar o conflito cognitivo ao apresentar situações inesperadas e criativas.
Description
Keywords
Humor Ensino Matemática
Citation
Menezes, L., & Flores, P. (2017). O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!, Educação e Matemática, 141, 7-12.
Publisher
Associação de Professores de Matemática