Repository logo
 
Publication

O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorFlores, Pablo
dc.date.accessioned2017-04-11T12:54:45Z
dc.date.available2017-04-11T12:54:45Z
dc.date.issued2017-03
dc.description.abstractO ensino da Matemática ocorre em situações de comunicação entre o professor e os alunos. Para que esta comunicação tenha lugar é necessária a existência de um ambiente de aprendizagem em que os participantes se encontrem predispostos a compartilhar significados. As atitudes do professor e dos alunos são fundamentais para a criação deste ambiente, que é favorecido se o discurso da aula é agradável, aberto à participação de todos e respeitador da diversidade de perspetivas. Desde que a perspetiva socioconstrutivista afirmou que a aprendizagem se produz por construção e reconstrução de significados, num espaço de interação e negociação de significados, os professores procuram apresentar aos alunos situações matemáticas desafiantes que favoreçam o aparecimento de ruturas cognitivas. Estas ruturas acontecem quando os alunos são confrontados com tarefas matemáticas não rotineiras, frequentemente em situações inesperadas, que lhes provocam desequilíbrios cognitivos e os obrigam a pensar outside the box. O humor permite que estas condições para a ocorrência da aprendizagem da Matemática se possam verificar, uma vez que este, por um lado, facilita a comunicação na sala de aula por criar um clima distenso e agradável e, por outro lado, pode proporcionar o conflito cognitivo ao apresentar situações inesperadas e criativas.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT e CI&DETSpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., & Flores, P. (2017). O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!, Educação e Matemática, 141, 7-12.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4556
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relationFCT e CI&DETS (PROJ/CI&DETS/2015/005)pt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleO humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue141pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
_003_ART_Menezes_Pablo_58e280ff77103.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: