Publication
O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Flores, Pablo | |
dc.date.accessioned | 2017-04-11T12:54:45Z | |
dc.date.available | 2017-04-11T12:54:45Z | |
dc.date.issued | 2017-03 | |
dc.description.abstract | O ensino da Matemática ocorre em situações de comunicação entre o professor e os alunos. Para que esta comunicação tenha lugar é necessária a existência de um ambiente de aprendizagem em que os participantes se encontrem predispostos a compartilhar significados. As atitudes do professor e dos alunos são fundamentais para a criação deste ambiente, que é favorecido se o discurso da aula é agradável, aberto à participação de todos e respeitador da diversidade de perspetivas. Desde que a perspetiva socioconstrutivista afirmou que a aprendizagem se produz por construção e reconstrução de significados, num espaço de interação e negociação de significados, os professores procuram apresentar aos alunos situações matemáticas desafiantes que favoreçam o aparecimento de ruturas cognitivas. Estas ruturas acontecem quando os alunos são confrontados com tarefas matemáticas não rotineiras, frequentemente em situações inesperadas, que lhes provocam desequilíbrios cognitivos e os obrigam a pensar outside the box. O humor permite que estas condições para a ocorrência da aprendizagem da Matemática se possam verificar, uma vez que este, por um lado, facilita a comunicação na sala de aula por criar um clima distenso e agradável e, por outro lado, pode proporcionar o conflito cognitivo ao apresentar situações inesperadas e criativas. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT e CI&DETS | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Menezes, L., & Flores, P. (2017). O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria!, Educação e Matemática, 141, 7-12. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4556 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
dc.relation | FCT e CI&DETS (PROJ/CI&DETS/2015/005) | pt_PT |
dc.subject | Humor | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | O humor no ensino da Matemática pode ser coisa séria! | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 141 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Matemática | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- _003_ART_Menezes_Pablo_58e280ff77103.pdf
- Size:
- 1.37 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: