Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio do Mestrado de IPCJR

dc.contributor.advisorMagalhães, Catia
dc.contributor.advisorAlves, Ana Berta
dc.contributor.authorFontão, Zara Beatriz Sequeira Pinheiro Gavinhos
dc.date.accessioned2023-10-19T15:22:20Z
dc.date.available2023-10-19T15:22:20Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau mestre (2º Ciclo) em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, pela Escola Superior de Educação de Viseu, numa resposta de acolhimento residencial, na zona centro. Realça-se a necessidade da intervenção com crianças e jovens em situação de risco, concretamente que estejam no acolhimento residencial, em particular no que concerne ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e ocupacionais. Em virtude desse desenvolvimento, irá permitir uma melhor e ajustada integração na sociedade. Ao promover estas habilidades numa criança e/ou jovem em contexto de risco, é, de igual forma, estimular fatores protetores. Daí ser crucial educar em prol das emoções e comportamentos, para que saibam sentir e saber ser, em congruência com uma sociedade e ambiente envolvente (Valente, 2020). Desta forma, terão ferramentas adequadas para conseguirem expressar as suas intenções nos comportamentos, relacionar-se de maneira saudável e não se influenciarem para um estilo de vida desajustada e/ou de risco (Mota, 2020). No estágio em questão, este trabalho foi realizado junto de crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial, visando o aperfeiçoamento de diversas práticas de avaliação e intervenção, procurando contribuir na resposta aos desafios e necessidades identificadas no contexto.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report describes the work developed within the curricular internship for obtaining the Master's degree (2nd Cycle) in Psychosocial Intervention with Children and Young People at Risk, by the School of Education of Viseu, in a residential care service in the central region of Portugal. The need for intervention with children and young people at risk, specifically those in residential care, is highlighted, particularly as regards the development of personal, social and occupational skills. By virtue of this development, it will allow a better and adjusted integration into society. By promoting these skills in a child and/or young person in a risk context, it is also stimulating protective factors. This is why it is crucial to educate for emotions and behaviour, so that they know how to feel and how to be, in congruence with the surrounding society and environment (Valente, 2020). In this way, they will have adequate tools to be able to express their intentions in their behaviour, relate in a healthy way and not be influenced towards a maladjusted and/or risky lifestyle (Mota, 2020). In the internship in question, this work was carried out with children and young people in a residential care setting, with a view to improving various assessment and intervention practices, seeking to contribute to meeting the challenges and needs identified in the context.pt_PT
dc.identifier.tid203370970pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7984
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcolhimento Residencialpt_PT
dc.subjectCrianças e Jovens em Situação de Riscopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de Competênciaspt_PT
dc.subjectResidential Carept_PT
dc.subjectChildren and Youth at Riskpt_PT
dc.subjectSkills Developmentpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio do Mestrado de IPCJRpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
213-Relatório final-2227-1-4-20230328.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: