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- Implementação do D.L. 101-D/2020 e do Despacho 6476-C/2021 a um edifício de serviçosPublication . Almeida, Álvaro Manuel Ferreira de; Silva, José Luís Henriques da; Vaz, Paulo Joaquim AntunesA eficiência energética e a descarbonização do ambiente, são temas que merecem uma crescente preocupação por parte dos centros de investigação, organizações nacionais e interna cionais. Desta forma, existe uma preocupação na reabilitação energética dos edifícios e o estudo de medidas de melhoria que têm como principal foco tornar o edifício um NZEB (Nearly Zero Energy Building). Os Decretos-Lei emitidos pelos estados-membros da União Europeia, possuem diversos objetivos e proporcionam metodologias de cálculo do desempenho energético, estabelecendo requisitos mínimos para os edifícios novos. A presente dissertação aborda a execução da certificação energética num edifício de serviços, aplicando os métodos de cálculo num caso estudo. Pretendem-se levantar propostas de melhoria que contribuem para o aumento do desem penho energético e, favorecem a diminuição de consumo energético. Por fim, procura-se reali zar o plano de manutenção dos diferentes sistemas presentes no edifício, de forma a prolongar a vida útil dos mesmos. A finalidade é demonstrar que as medidas de utilização racional de energia propostas no certificado energético contribuem para o aumento da eficiência energética e da sua susten tabilidade. Estas promovem a diminuição de consumos energéticos e, consequentemente, a di minuição das emissões de gases com efeito de estufa. A evolução e o aumento do nível de exigência da certificação energética em Portugal contribuem para limitar o consumo energético das habitações, dos edifícios de comércio e ser viços, ao incentivar, principalmente, a renovação das edificações existentes, desprovidas de eficiência energética quando comparadas com construções novas. É de extrema importância promover um maior nível de conforto térmico, reduzir a po breza energética e incentivar o consumo a partir de energias renováveis, contribuindo para a descarbonização das economias e para uma maior qualidade de vida nos edifícios.
- Criação de uma empresa de Animação Turística e Património Cultural “Welcome to Lamego by Sandra”Publication . Ferreira da Silva, Sandra Luísa; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana MariaO crescimento do turismo é notório na zona norte do país, através do seu património, cultura, gastronomia e da proximidade do Douro. É visível o aumento de empresas de animação turística, pois é uma área com bastante potencial para exercer atividades e serviços para dar resposta às necessidades do turista cada vez mais exigente. Tendo como ponto de partida o património cultural tendo o Douro como complemento. É necessário perceber que expetativas do turista e o que procura numa empresa de animação para assim articular toda a logística e que vá de encontro a todas as suas necessidades. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de criação de uma empresa de animação turística designada “Welcome to Lamego by Sandra”, esta empresa oferece como serviço, tours diversificadas para um público-alvo definido. Com o objetivo de conseguir atrair o público-alvo que pretendemos, possuindo uma oferta diversificada e capaz de deixar o cliente motivado e convencido a voltar a consumir os serviços e as experiências já vivenciadas e partilhar com a família e amigos aconselhando-os a visitar a cidade e a região. Devido à concorrência que nos dias de hoje se apresenta muito exigente, é importante ter um plano de marketing rigoroso e com a capacidade de definir estratégias. Assim sendo, é fundamental definir quais os objetivos e estratégias para que a empresa alcance o sucesso neste sector. Definir quais são os serviços e experiências que podemos proporcionar, quais as formas de dinamizar e diferenciar o serviço, aumentar a competitividade face a outras empresas, para que não sejamos apenas mais uma entidade igual a tantas outras ma sim de ser reconhecida como uma referência empresarial neste sector.
- Geopark Terras de CavaleirosPublication . Malta Máximo, Ana Rita; Pereira Vieira, Isabel Cristina; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaO presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Gestão do Património Cultural e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, no Geopark Terras de Cavaleiros em Macedo de Cavaleiros, durante cinco meses. Neste relatório pretende-se apresentar a instituição acolhedora e o seu meio envolvente, fundamentar teoricamente alguns temas considerados importantes para a elaboração e conceção do relatório. Pretende-se mostrar todas as atividades realizadas no estágio, e todos os conhecimentos adquiridos no mesmo, assim como todas as dificuldades. Após a apresentação das atividades, é feita uma análise critica do trabalho desenvolvido.
- Percurso formativo em educação pré-escolar e 1.º CEB: O filme de animação no desenvolvimento de uma abordagem de projetoPublication . Amaro, Maria Francisca Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente Relatório Final de Estágio foi realizado no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte consiste numa reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar; a segunda parte é relativa a um projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio. Trata-se de um estudo qualitativo sobre a utilização do filme de animação na metodologia de projeto sobre a Natureza na EPE. Este foi realizado com recurso à observação participante em contexto de estágio, notas de campo e registos fotográficos. Com esta investigação procurou-se compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar reagem aos conteúdos sobre o mundo natural transmitidos em curtas e longas-metragens de animação e de que forma é que estes podem contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem de projeto sobre a Natureza na Educação préescolar. Os resultados mostraram um aumento do léxico e dos conhecimentos sobre o mundo natural, neste caso sobre as abelhas, que facilitaram também o desenvolvimento de aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo.
- Relatório de Estágio do Mestrado de IPCJRPublication . Fontão, Zara Beatriz Sequeira Pinheiro Gavinhos; Magalhães, Catia; Alves, Ana BertaO presente relatório final de estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau mestre (2º Ciclo) em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, pela Escola Superior de Educação de Viseu, numa resposta de acolhimento residencial, na zona centro. Realça-se a necessidade da intervenção com crianças e jovens em situação de risco, concretamente que estejam no acolhimento residencial, em particular no que concerne ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e ocupacionais. Em virtude desse desenvolvimento, irá permitir uma melhor e ajustada integração na sociedade. Ao promover estas habilidades numa criança e/ou jovem em contexto de risco, é, de igual forma, estimular fatores protetores. Daí ser crucial educar em prol das emoções e comportamentos, para que saibam sentir e saber ser, em congruência com uma sociedade e ambiente envolvente (Valente, 2020). Desta forma, terão ferramentas adequadas para conseguirem expressar as suas intenções nos comportamentos, relacionar-se de maneira saudável e não se influenciarem para um estilo de vida desajustada e/ou de risco (Mota, 2020). No estágio em questão, este trabalho foi realizado junto de crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial, visando o aperfeiçoamento de diversas práticas de avaliação e intervenção, procurando contribuir na resposta aos desafios e necessidades identificadas no contexto.