Publication
Reflexões sobre as qualidades da personalização do ensino
dc.contributor.author | Pimentel, João Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2011-02-11T09:49:56Z | |
dc.date.available | 2011-02-11T09:49:56Z | |
dc.date.issued | 1998-04 | |
dc.description.abstract | A personalização do ensino é hoje um tema nuclear no pensamento pedagógico e um dos grandes princípios que devem guiar a acção educativa. A natureza pessoal de aprendizagem exige a adaptação de toda a acção educativa às características peculiares de cada indivíduo. A personalização do ensino apresenta-se como a estratégia metodológica mais adequada, constituindo uma resposta válida para a actual situação de crise de valores profundamente radicada na problemática social e económica. A concepção tradicional que postula a existência de um conjunto fixo de conhecimentos, destrezas e atitudes que todo o indivíduo deve aprender e dominar pode transformar-se numa concepção de educação voltada para o desenvolvimento do potencial humano de cada indivíduo, através da adopção do ensino personalizado. Importa, pois, privilegiar uma educação consciente e sistematicamente concebida e realizada em função da consideração permanente de cada indivíduo e não o predomínio de práticas educativas que, face à necessidade de responder às exigências de grande número de alunos, deixe para segundo plano, diluído no grupo, o indivíduo concreto, verdadeiro protagonista da educação. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/789 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 10; | |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Reflexões sobre as qualidades da personalização do ensino | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |