Repository logo
 
Publication

Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana

dc.contributor.authorRodrigues, Cátia
dc.contributor.authorPonte, J. P.
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.date.accessioned2016-11-14T15:15:24Z
dc.date.available2016-11-14T15:15:24Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractAs discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação, procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica (antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito. Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização dessas ideias.pt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, C., Ponte, J.P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. ale, & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp 387-404). Porto: APM.pt_PT
dc.identifier.issn978-972-8768-63-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAPMpt_PT
dc.relation.publisherversionAPMpt_PT
dc.subjectdiscussões matemáticaspt_PT
dc.subjectpráticas e conhecimento didáticopt_PT
dc.subjectálgebrapt_PT
dc.titlePreparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Anapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage404pt_PT
oaire.citation.startPage387pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameMenezes
person.givenNameCátia
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-id231E-36B0-9DE1
person.identifier.orcid0000-0002-2504-5032
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication987f5c4d-4c14-438f-a18a-fe7f57297276
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
rodrigues_ponte_menezes_2016.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: