Publication
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana
dc.contributor.author | Rodrigues, Cátia | |
dc.contributor.author | Ponte, J. P. | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T15:15:24Z | |
dc.date.available | 2016-11-14T15:15:24Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description.abstract | As discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação, procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica (antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito. Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização dessas ideias. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, C., Ponte, J.P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. ale, & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp 387-404). Porto: APM. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-972-8768-63-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3409 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | APM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | APM | pt_PT |
dc.subject | discussões matemáticas | pt_PT |
dc.subject | práticas e conhecimento didático | pt_PT |
dc.subject | álgebra | pt_PT |
dc.title | Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 404 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 387 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Cátia | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.ciencia-id | 231E-36B0-9DE1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2504-5032 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 987f5c4d-4c14-438f-a18a-fe7f57297276 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |