Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.61 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As discussões matemáticas podem ser uma atividade importante
para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a
partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do
seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio
exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução
tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação,
procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do
3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no
trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático.
Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da
Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica
(antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos
discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito.
Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode
levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho
dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece
uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização
dessas ideias.
Description
Keywords
discussões matemáticas práticas e conhecimento didático álgebra
Citation
Rodrigues, C., Ponte, J.P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. ale, & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp 387-404). Porto: APM.