Repository logo
 
Publication

JASM Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior

dc.contributor.authorCosta Lopes, Ana Maria
dc.contributor.authorAmaro, Cristina
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorOliveira, Isabel
dc.contributor.authorPereira, José
dc.contributor.authorLopez Garcia, Patricia
dc.contributor.authorRoush, Paula
dc.contributor.authorGillain, Romain
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorFidalgo, Susana
dc.contributor.authorRelvas, Susana
dc.contributor.authorDelplancq, Véronique
dc.date.accessioned2022-03-14T08:20:34Z
dc.date.available2022-03-14T08:20:34Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA inovação pedagógica (IP) está no centro das prioridades do ensino superior (ES). O aperfeiçoamento nas línguas estrangeiras (LE), sobretudo com estudantes que não seguem formação em línguas, não escapa a este questionamento, até porque as competências em LE no mundo do trabalho são reconhecidas por unanimidade como vitais, sendo por isso, de pleno direito a sua inclusão nos planos de formação. A abordagem pelo recurso da pedagogia de projeto, numa perspetiva de interdisciplinaridade e de trabalho colaborativo, com recurso à multimodalidade na comunicação (Farias, Obilinovic, Orrego, 2011) é uma aposta consistente para trabalhar as várias dimensões da linguagem em francês e inglês, nas suas ligações com as representações mentais (Blumenfeld, 1991; Hamez, 2012). O projeto JASM visa desenvolver uma experiência de pedagogia ativa (Stoller, 2006) na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), com alunos do curso de 1º ciclo em Comunicação Social, inscritos nas várias unidades curriculares de LE, no sentido de promover a aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento duma consciência plurilingue graças à mobilização das várias dimensões da linguagem (estética e emocional, para além da cognitiva) (Berdal-Masuy, Marion, 2013) num trabalho criativo, colaborativo e interdisciplinar, aliando as LE à arte digital (Boss, Krauss, 2007; Budach, 2018).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7165
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESECS / Politécnico de Leiriapt_PT
dc.titleJASM Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superiorpt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.titleInvestigação, Práticas e Contextos em Educação – 2020pt_PT
person.familyNameCosta Lopes
person.familyNameAmaro
person.familyNameCoutinho
person.familyNameOliveira
person.familyNamePereira
person.familyNameLopez Garcia
person.familyNameGillain
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNameFidalgo
person.familyNameRocha Relvas
person.familyNameDelplancq
person.givenNameAna Maria
person.givenNameCristina
person.givenNameEmília
person.givenNameIsabel
person.givenNameJosé Manuel de Almeida
person.givenNamepatricia
person.givenNameRomain
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameSusana
person.givenNameSusana
person.givenNameVéronique
person.identifier.ciencia-idCF17-3856-FBCF
person.identifier.ciencia-id7913-CE3A-277F
person.identifier.ciencia-id421D-B3A6-AA92
person.identifier.ciencia-id3514-9BEE-DD4D
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-idBB15-6E58-7216
person.identifier.ciencia-id1E11-7BE5-6AE9
person.identifier.ciencia-id4318-667C-9FCD
person.identifier.orcid0000-0002-8373-4223
person.identifier.orcid0000-0002-8867-9649
person.identifier.orcid0000-0002-9506-4626
person.identifier.orcid0000-0002-0068-0806
person.identifier.orcid0000-0003-2121-2240
person.identifier.orcid0000-0002-8790-770X
person.identifier.orcid0000-0003-1933-1072
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0002-7323-2158
person.identifier.orcid0000-0002-5526-8325
person.identifier.ridN-5820-2014
person.identifier.scopus-author-id55179246100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa829f49-973f-4568-a390-532547f2efd6
relation.isAuthorOfPublication33fd6b5a-c487-4ac1-b382-9d5e95a46ce2
relation.isAuthorOfPublication87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b
relation.isAuthorOfPublication595085fa-e540-44ab-8d4a-230e6a2d0125
relation.isAuthorOfPublication84df19c6-b0ac-482f-8d09-be9311cbc1d3
relation.isAuthorOfPublicationf9671a88-e18f-4d56-a492-a070e26a3dd6
relation.isAuthorOfPublicationbf27f9ce-b062-41d6-9ac2-642ae945f1db
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublicationbe21d6f7-6a58-4cc1-9c13-7ca03204c0ac
relation.isAuthorOfPublicationceddacc8-f3b2-44ef-a2c8-9468426a9558
relation.isAuthorOfPublication1edf9dc2-cb87-41f8-ab9f-949fa8f33ee6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9671a88-e18f-4d56-a492-a070e26a3dd6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Poster JASM.pdf
Size:
208.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format