Publication
Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Lopes, Fernando Alexandre | |
dc.contributor.advisor | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Cardoso, Rita Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T13:32:51Z | |
dc.date.available | 2024-12-09T13:32:51Z | |
dc.date.issued | 2024-08-21 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes: a primeira parte diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto de 1.º CEB e de 2.º CEB e a segunda parte apresenta o trabalho de investigação que intitula o vigente RFE: “As práticas de escrita criativa no 1.º CEB – um estudo de caso”. Este estudo procura compreender de que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º CEB pode fomentar a criatividade e como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma. Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo tevecomo participantes alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB de uma escola situada na cidade de Viseu. Os dados foram recolhidos através de dois inquéritos por questionário, compreendidos como convites à reflexão sobre a escrita, de observações participantes e de notas de campo. Relativamente aos dados obtidos, foi possível aferirmos que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma, bem como fomentar a criatividade através do processo de escrita, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, se os alunos se sentirem desafiados e motivados para escrever. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Final Internship Report is divided into two parts: the first part is a critical reflection on practices in the 1st and 2nd grade CEB contexts and the second part presents the research work that the current RFE is entitled: ‘Creative writing practices in the 1st grade CEB - a case study’. This study seeks to understand how the development of the writing process in primary school can foster creativity and how the implementation of activities that promote creative writing can increase a taste for it. The study therefore opted for a qualitative approach, using the case study as a methodological reference. The participants in this study were students from a 4th grade class in a school located in the city of Viseu. The data was collected through two questionnaires, understood as invitations to reflect on writing, participant observations and field notes. In terms of the data obtained, we were able to ascertain that the implementation of activities that promote creative writing can increase a taste for it, as well as foster creativity through the writing process, in the 1st Cycle of Basic Education, if students feel challenged and motivated to write. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203748980 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8679 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | escrita | pt_PT |
dc.subject | criatividade | pt_PT |
dc.subject | escrita criativa | pt_PT |
dc.subject | literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | writing | pt_PT |
dc.subject | creativity | pt_PT |
dc.subject | creative writing | pt_PT |
dc.subject | literature for children | pt_PT |
dc.title | Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 498-Relatorio_final-4299-1-4-20241125.pdf
- Size:
- 17.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: