Repository logo
 
Publication

Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de caso

dc.contributor.advisorLopes, Fernando Alexandre
dc.contributor.advisorMelão, Dulce
dc.contributor.authorCardoso, Rita Oliveira
dc.date.accessioned2024-12-09T13:32:51Z
dc.date.available2024-12-09T13:32:51Z
dc.date.issued2024-08-21
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes: a primeira parte diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto de 1.º CEB e de 2.º CEB e a segunda parte apresenta o trabalho de investigação que intitula o vigente RFE: “As práticas de escrita criativa no 1.º CEB – um estudo de caso”. Este estudo procura compreender de que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º CEB pode fomentar a criatividade e como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma. Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo tevecomo participantes alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB de uma escola situada na cidade de Viseu. Os dados foram recolhidos através de dois inquéritos por questionário, compreendidos como convites à reflexão sobre a escrita, de observações participantes e de notas de campo. Relativamente aos dados obtidos, foi possível aferirmos que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma, bem como fomentar a criatividade através do processo de escrita, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, se os alunos se sentirem desafiados e motivados para escrever.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report is divided into two parts: the first part is a critical reflection on practices in the 1st and 2nd grade CEB contexts and the second part presents the research work that the current RFE is entitled: ‘Creative writing practices in the 1st grade CEB - a case study’. This study seeks to understand how the development of the writing process in primary school can foster creativity and how the implementation of activities that promote creative writing can increase a taste for it. The study therefore opted for a qualitative approach, using the case study as a methodological reference. The participants in this study were students from a 4th grade class in a school located in the city of Viseu. The data was collected through two questionnaires, understood as invitations to reflect on writing, participant observations and field notes. In terms of the data obtained, we were able to ascertain that the implementation of activities that promote creative writing can increase a taste for it, as well as foster creativity through the writing process, in the 1st Cycle of Basic Education, if students feel challenged and motivated to write.pt_PT
dc.identifier.tid203748980pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8679
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectescritapt_PT
dc.subjectcriatividadept_PT
dc.subjectescrita criativapt_PT
dc.subjectliteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectwritingpt_PT
dc.subjectcreativitypt_PT
dc.subjectcreative writingpt_PT
dc.subjectliterature for childrenpt_PT
dc.titlePráticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
498-Relatorio_final-4299-1-4-20241125.pdf
Size:
17.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: