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Capacitação do cuidador familiar para cuidar a pessoa com ostomia intestinal : um programa de intervenção

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Abstract(s)

A confrontação com a necessidade de assumir, subitamente, o papel de cuidador pode ser difícil de gerir. Enquadram-se aqui os familiares da pessoa submetida a ostomia intestinal (OI) que são chamados a assumir o papel de cuidador e para o qual nem sempre é dado o tempo e a informação necessários à apropriação desse papel, pelos profissionais de saúde. Pretendemos com este estudo avaliar o impacto de um programa de capacitação do cuidador familiar da pessoa com OI e compreender a importância desse programa como apoio no processo de transição para o papel de cuidador e para o desempenho das atividades inerentes ao mesmo. Assim, realizamos um estudo baseado na investigação-ação, com utilização de uma metodologia mista, no qual foi aplicado um questionário em duas fases distintas por forma a avaliar os conhecimentos/competências antes e após o processo de ensino-aprendizagem a um grupo de cuidadores da pessoa sujeita a OI e que participaram no programa “Promoção do Autocuidado da Pessoa com Ostomia”, realizado no serviço de Cirurgia Geral, do Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) – Aveiro. Seguiu-se uma terceira fase onde foram realizadas entrevistas follow up aos cuidadores que aceitaram, cerca de um mês após a alta hospitalar da pessoa sujeita à OI, de modo a se compreender melhor a realidade narrada. No nosso estudo verificamos que maioritariamente os cuidadores são familiares (90.5%), mulheres (80.95%), com idade média 50.24 anos. Pelas narrativas dos cuidadores familiares, compreendemos que o exercício do papel de cuidador é exigente, complexo e difícil, com implicações nas dinâmicas familiar e social, surgindo momentos de tensão, sendo o apoio, tanto de familiares, como de profissionais de saúde, fundamental para minimizar a sobrecarga emocional e física e promover a confiança e a segurança, por forma a prestarem mais e melhores cuidados à pessoa cuidada. O programa de intervenção foi considerado como uma estratégia eficaz neste processo de preparação e adaptação ao papel de cuidador, dando um suporte psicoeducacional, contudo apresentou algumas limitações como o tempo ser insuficiente e a informação ser insuficiente sobre a diversidade de dispositivos médicos utilizados no cuidado à OI. O enfermeiro foi reconhecido como o profissional que, pelas suas competências mais apoiou neste processo de transição. Palavras-chave: Cuidador familiar, Transição, Cuidado, Ostomia intestinal, Programa de Intervenção.
Abstract The confrontation with the need to take all of a sudden the role of caregiver can be difficult to manage. The relatives of a person subjected to intestinal stoma are asked to assume the role of caregiver and for which it is not always given the time and information required for appropriation of this paper, by the professionals of health. We intend with this study to evaluate the impact of a training program of the family caregiver of the person with OI and to understand the importance of this program as support in the transition process for the role of caregiver and for the performance of activities inherent to same. Therefore, we conducted a study based on action-research, using a mixed methodology, in which a questionnaire was applied in two distinct phases in order to evaluate the knowledge/competencies before and after the teaching-learning process to a Group of caregivers of the person subject to intestinal stoma who participated in the program "Promotion of self-care of the person with ostomy", carried out at the General Surgery Service of CHBVAveiro. A third phase was followed where follow up interviews were carried out to the caregivers who accepted, about one month after hospital discharge from the person subject to intestinal stoma, in order to better understand the narrated reality. In our study we found that the majority of the caregivers are family members (90.5%), women (80.95%), mean age 50.24 years. By the narratives of family caregivers, we understand that the exercise of the role of caregiver is demanding, complex and difficult, with implications in the family and social dynamics, emerging moments of tension, so the support of both relatives and professionals health, were fundamental to minimize emotional and physical overload and promote trust and security, in order to provide more and better care to the cared person. The intervention program was regarded as an effective strategy in the process of preparation and adaptation to the role of caregiver, giving a psycho-educational support, however presented some limitations as the time being inadequate and the information be insufficient about the diversity of medical devices used in the intestinal stoma. The nurse was recognized as professionals who, through their competencies more supported in this transition process. Key words: Family caregiver, Transition, care, Intestinal ostomy, Intervention Program.

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Keywords

Educação de doentes Enterostomia Família Prestadores de cuidados Caregivers Enterostomy Family Patient education

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